Prefeitura de Osasco

Sibutramina: para que serve e efeitos colaterais – Sabemos muito bem que emagrecer não é uma tarefa fácil,  requer esforço e dedicação, porém existem alguns medicamentos no mercado que podem auxiliar neste processo de emagrecimento, óbvio que, os mesmos devem sempre ser indicados por médicos, após a realização de exames e da comprovação real da necessidade de utilização dos mesmos.

Considerado o medicamento para o tratamento da obesidade, a sibutramina oferece a sensação rápida de sociedade para o organismo, evitando assim que sejam ingeridos alimentos em excesso, facilitando a perda de peso e uma melhor qualidade de vida.

Para que serve a sibutramina 

Conforme dissemos anteriormente, a sibutramina é indicada para pessoas com um índice de massa corporal superior a 30, em que estão fazendo acompanhamento com nutricionista, endocrinologista e médicos especializados no emagrecimento.Sibutramina: para que serve e efeitos colaterais

Este medicamento tem o poder de atuar no cérebro, oferecendo a sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos, trazendo assim a diminuição do peso. 

Como tomar a sibutramina

Em sua grande maioria é recomendado que a dose Inicial seja de uma cápsula de 10 mg por dia, sempre é administrada pelo período da manhã. 

Ao consumir a sibutramina desta forma, é normal a pessoa perder pelo menos 2 kg nas primeiras 4 Semanas de tratamento, porém caso isso não ocorra, o médico pode solicitar que a dose seja aumentada para 15mg.

Nos casos em que as pessoas não respondem à terapia da perda de peso após 4 Semanas mesmo com a dose diária de 15mg, é recomendado que o tratamento seja suspenso.

Vale ressaltar que a duração do tratamento não deve exceder o período de dois anos. 

Principais efeitos colaterais da sibutramina

A lista de efeitos colaterais causados pelo consumo da Sibutramina é extensa, entre elas podemos citar os efeitos colaterais mais comuns, sendo eles: prisão de ventre, boca seca, insônia, aumento da frequência cardíaca, palpitações, aumento da pressão arterial, vasodilatação, náuseas, agravamento de hemorroidas existentes, delírio, tonturas, sensações na pele como frio, calor, formigamento, pressão, dor de cabeça, ansiedade, suor intenso e alterações no paladar.

Quem não deve consumir a sibutramina – Sibutramina: para que serve e efeitos colaterais

A sibutramina é contra-indicada para pessoas com histórico de diabetes aliado algum outro fator de risco, podendo ser hipertensão ou altos níveis de colesterol.

Este medicamento também não é indicado para pessoas com doenças cardíacas, distúrbios alimentares, fumantes, e pessoas que utilizam de medicamentos como descongestionantes nasais, antidepressivos ou supressores do apetite. 

Devemos ressaltar que este medicamento somente deve ser consumido e administrado com recomendação médica, após a realização de exames e da real comprovação da necessidade de utilização do mesmo.