Prefeitura de Osasco

Infecção no sangue: o que é e como tratar – Você já ouviu falar de  infecção no sangue? Hoje iremos falar um pouco mais sobre isso, e já sente sono sangue ocorre quando existe a presença de microrganismos, em sua grande maioria fungos e bactérias,  fazendo com que surja sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, náuseas e diversos outros  sintomas.

A infecção no sangue é muito preocupante caso não seja diagnosticada e tratada, pois pode acarretar em maiores problemas e até mesmo atingir alguns órgãos, levando assim a complicações como falência dos órgãos.

Principais sintomas da infecção no sangue

Existem alguns sintomas sinais que o corpo no momento em que ocorre a infecção, alguns dos sintomas que podemos dizer são:

  • Febre alta;
  • Confusão mental;
  • Vômito;
  • Náusea;
  • Calafrio;
  • Tontura;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Diminuição da pressão arterial. 

Assim que os sinais forem identificados é fundamental procurar um médico para que sejam realizados exames para confirmação da infecção, realizando assim tratamento quanto antes.Infecção no sangue: o que é e como tratar

A infecção no sangue é grave? 

Uma pergunta bastante comum é com relação se a infecção no sangue é grave, podemos dizer que em recém-nascidos, idosos e pessoas com deficiências no sistema imunológico, a infecção no sangue tende a ser muito mais grave.

Em alguns casos os microrganismos possuem uma alta capacidade infecciosa, sendo capaz de se proliferar no sistema muito mais rapidamente, espalhando assim infecção por toda a corrente sanguínea, por isso mesmo ressaltamos que, o quanto antes essa infecção for diagnosticada, melhor são as chances de tratamento e cura. 

Possíveis causas da infecção no sangue

A infecção no sangue pode ocorrer por consequência de outras infecções, como a pneumonia, a meningite e também a infecção urinária. Existe também a possibilidade de aparecer após uma cirurgia, devido a infecções de feridas ou colocação de dispositivos médicos como cateteres e Sondas.

Como é feito o diagnóstico

Para diagnosticar infecção no sangue é realizado exames laboratoriais e também culturas, porém podemos ressaltar que o principal exame para identificação desta infecção é através da hemocultura, onde um profissional da Saúde coleta o sangue para verificar identificar as bactérias e os fungos presentes na corrente sanguínea. 

Como tratar infecção no sangue

O tratamento para infecção no sangue é feito de acordo com o micro-organismo identificado no sangue. Nos casos de infecção por bactéria, o tratamento é feito com o uso de antibióticos. No caso de infecção por fungos é indicado o uso de antifúngicos.

Além disso médico pode recomendar a internação, aliado a medicamentos para aumento da pressão arterial, e medicamentos para regular os níveis de açúcar no sangue.