Prefeitura de Osasco

Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Osasco e a Fundação do ABC apresentaram a prestação de contas da gestão compartilhada do Hospital Municipal Antônio Giglio. Estiveram presentes no evento, que ocorreu na Sala Osasco, o prefeito Jorge Lapas, secretários municipais e vereadores de Osasco.

Para trazer à população os dados da prestação de contas, a prefeitura realizou diversas pesquisas de satisfação. Com elas, foi possível avaliar e atuar de forma concreta na solução de problemas que ocorridos.

Durante sua fala, o prefeito Jorge Lapas revelou que esta iniciativa irá se estender a outras áreas e secretarias municipais.

Dando sequência à apresentação, o público presente pôde conhecer um pouco mais sobre a Fundação do ABC e sua atuação como gestora de serviços na área da saúde. A Prefeitura de Osasco e a Fundação do ABC têm um contrato de gestão com metas quantitativas e qualitativas, o que configura uma gestão compartilhada, ou seja, não se trata de uma terceirização.

Atualmente, o Hospital Municipal Antônio Giglio conta com 700 funcionários e atende as especialidades clínica médica, cirúrgica e pediatria. Para atender o público que necessita destes serviços, o hospital conta hoje com, aproximadamente, 160 leitos.

Fundação ABC presta conta da administração no Hospital Central.
Fundação ABC presta conta da administração no Hospital Central.

Problemas e crises foram apresentados, mostrando as ações tomadas para solução de problemas. Hoje, o hospital não apresenta falta de médicos, de acordo com Dr. Alessandro Neves, superintendente da Fundação do ABC. Também houve apresentação sobre o atendimento nas diversas especialidades e quais são as medidas que virão a seguir, como a Enfermaria de Psiquiatria, uniformização do corpo de funcionários e sinalização. Durante a apresentação, também foram abordados os novos procedimentos, como cirurgia por videolaparoscopia, adoção do protocolo de Manchester e novos leitos de UTI.

Esta prestação de contas faz parte do contrato celebrado entre as partes, que prevê multas e quebra de contrato, caso não sejam cumpridas as metas. Dulce Helena, secretária de Planejamento e Gestão, trouxe a importância do papel da Seplag na administração focada em metas e resultados.

Em pesquisa, realizada pela Seplag, feita nos departamentos de Saúde (UPAs, UBSs e PSs), Dulce Helena apresentou dados estatísticos sobre tipos de atendimento e prazos para realização de procedimentos, que mostraram que apenas 2% da população atendida aguarda longo prazo para marcação de procedimentos.

Autoridades, imprensa e convidados acompanham o evento.
Autoridades, imprensa e convidados acompanham o evento.

Ainda nos dados apresentados, a pesquisa mostra que apenas 4% dos munícipes não conseguiram ter atendimento nas UBS, enquanto 6% não conseguiram atendimentos em pronto socorros. O preocupante é que foi identificado que, em UPAs, o atendimento não foi prestado a 14% dos entrevistados, um problema que necessita ser sanado pela administração.

O secretário de Saúde, Dr. José Amando Motta, também trouxe dados da gestão, destacando também a Faculdade de Medicina, uma conquista para a cidade.