Prefeitura de Osasco

O primeiro centro de radioterapia vinculado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) fora da capital paulista foi inaugurado na quinta-feira, 07, pelo governador Geraldo Alckmin.

O novo serviço, localizado na unidade ambulatorial do Icesp de Osasco, terá capacidade para realizar cerca de 600 sessões radioterápicas mensalmente.

images (19)

Com a abertura do centro de radioterapia do Icesp Osasco, cerca de 10% dos pacientes deixarão de se deslocar até a capital para fazer a radioterapia, facilitando a locomoção para o tratamento.

Aproximadamente dois terços dos pacientes oncológicos se beneficiam da radioterapia em alguma fase do tratamento e, na maioria dos casos, são necessárias repetidas sessões. Por isso, a disponibilidade do serviço na unidade de Osasco facilitará não somente o acesso, mas também o deslocamento diário aos pacientes da região.

Com custeio anual de R$ 1,2 milhão pelo governo do Estado, o acelerador linear, instalado em um bunker subterrâneo no primeiro subsolo, atenderá pacientes com câncer de mama, próstata, tumores do sistema nervoso central, ginecológicos, do trato gastro intestinal e sarcoma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Todos os pacientes que iniciarão o tratamento radioterápico na unidade serão, primeiramente, triados pelos especialistas na capital e devem residir dentro dos sete municípios da Rota dos Bandeirantes, que contempla as cidades de Barueri, Carapicuiba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

“O Icesp vem ganhando cada vez mais relevância no investimento em tecnologia para o tratamento do câncer, visando não apenas ampliar a oferta de procedimentos aos pacientes como também oferecer qualidade máxima na prestação de serviços”, destaca o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.