Prefeitura de Osasco

Cateterismo: O que é e é seguro fazer? – Muito se ouve sobre o cateterismo, vemos com frequência nos jornais pessoas famosas que por algum motivo de saúde tiveram que realizar esse procedimento, mas muitos lançamentos atualmente O que é o cateterismo.

O cateterismo é um procedimento para diagnosticar ou até mesmo tratar doenças cardíacas, e para a realização deste exame um fino cateter inserido na circulação, em sua grande maioria em uma artéria da perna ou até mesmo do pulso, indo até o coração para examinar a circulação das coronárias ou até mesmo avaliar arritmia cardíacas.

O cateterismo também é eficaz para desobstruir As veias, e neste caso tem o nome de angioplastia coronariana. Também é possível implantar uma válvula no coração de forma não invasiva com o procedimento do cateter essa técnica é usada para tratar a estenose da válvula aórtica calcificada, sendo principalmente indicada para idosos.

Qual a finalidade do cateterismo? – Cateterismo: O que é e é seguro fazer?

Utilizado Principalmente para o diagnóstico ou tratamento de doenças cardíacas, a grande vantagem do cateterismo é a sua recuperação rápida para o paciente, já que envolve baixos riscos de complicações e uma pequena taxa de mortalidade.Cateterismo: O que é e é seguro fazer?

Mesmo sendo um exame relativamente comum devemos ressaltar que as complicações deles são extremamente raras, contudo podem se existir algum tipo de complicação no local da punção, e também é arritmia cardíaca e também enfarte do miocárdio.

Como é feito o cateterismo?

Este procedimento é feito com o paciente acordado, porém com uma anestesia local para que não sinta dor durante a realização do exame.

Depois da anestesia aplicada o médico deve inserir um cateter através de um pequeno corte feito no local, que pode ser tanto no punho, como pescoço, virilha Ou na perna, permitindo assim o acesso a uma artéria.

Durante todo o procedimento um paciente conta com eletrodos no peito para acompanhar os batimentos cardíacos no teste e também com uma equipe totalmente preparada para qualquer imprevisto que possa ocorrer.

Quando é recomendado um cateterismo?

Na maioria das vezes o cateterismo é recomendado para pacientes com sintomas de alergia ou também de infarto.

Além disso o exame pode ser realizado para detectar algumas doenças cardíacas como:

  •  localizar estreitamento o bloqueio nos vasos sanguíneos que possam causar a dor no peito;
  •  medir os níveis da pressão e oxigênio em diferentes partes do seu coração;
  •  verificar a função de bombeamento do coração;
  •  pegar uma amostra do tecido do coração;
  •  diagnosticar defeitos cardíacos presente desde o nascimento;
  •  procurar problemas nas válvulas do coração.

Quando o cateterismo é contra indicado?

Para realização do cateterismo é  utilizado o contraste e algumas pessoas possuem alergia, neste caso é fundamental um preparo especial.

Além disso pacientes com função renal prejudicada pedem maior atenção na realização do cateterismo.  fora os casos citados não existe nenhuma contra indicação absoluta ao cateterismo.