Prefeitura de Osasco

Toxoplasmose: O que é e como prevenir –  conhecida popularmente como doença do gato, a toxoplasmose é uma doença infecciosa provocada por um protozoário, que possui como hospedeiro principal os gatos.

Vale ressaltar que na maioria das vezes a infecção pela toxoplasmose não provoca nenhum tipo de sintoma, porém caso a pessoa tem algum problema no sistema imunológico, é possível sim apresentar alguns sinais e sintomas da infecção, podendo  até mesmo desenvolver formas mais graves da doença. 

Como acontece a transmissão da toxoplasmose

A transmissão da toxoplasmose pode ser feita através do consumo de alimentos crus ou mal higienizados, como por exemplo carne crua ou mal cozida, que estejam contaminados com fezes de gatos infectados, ou consumo de água contaminada por cistos do parasita.Toxoplasmose: O que é e como prevenir

Vale ressaltar que, apenas o contato com gatos infectados não é o suficiente para que ocorra uma transmissão da doença, é preciso que ocorra o contato com as fezes do gato, ate porque, a contaminação so pode ser feita através da ingestão ou da inalação da forma infectante da doença.

Durante a limpeza da caixa de areia do gato sem medidas de proteção é sim possível que haja um contato com a forma infectante do parasita.

Principais sintomas da toxoplasmose

A maioria dos casos da toxoplasmose não apresenta nenhum tipo de sintoma, porém nos casos quando a imunidade da pessoa se encontra baixa é possível sim que surjam alguns sintomas, sendo eles:

  • Ínguas pelo corpo;
  • Febre;
  • Dor muscular e também nas articulações;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça e dor na garganta;
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo;
  • Dificuldades para enxergar.

A maioria desses sintomas surgem com maior frequência nas pessoas que possuem o sistema imunológico um pouco mais enfraquecido, como por exemplo pessoas que fazem quimioterapia, que foram submetidos recentemente a transplantes, pessoas portadoras do vírus HIV ou até mesmo em Mulheres que contraem infecção durante a gravidez.

Nos casos mais graves a infecção por toxoplasmose pode prejudicar o funcionamento de órgãos como os pulmões, coração,  e também o cérebro.

Tratamento para a toxoplasmose – Toxoplasmose: O que é e como prevenir

O tratamento dessa doença só é feito quando existe a presença de sintomas da doença, uma vez que os medicamentos indicados para o tratamento podem ser tóxicos quando usados de forma frequente.

Após o diagnóstico da doença em pessoas sintomática e em gestantes, é iniciado o tratamento a partir de medicamentos indicados por um médico especialista.

Prevenção da toxoplasmose

A prevenção da toxoplasmose ocorre de algumas formas simples e alguns cuidados cotidianos, como por exemplo:

  • Consumir a água potável, filtrada ou água mineral.
  • Cozinhar bem as carnes e evitar também o consumo de Carnes mal passadas.
  • Evitar o contato com gatos desconhecidos e sempre lavar muito bem as mãos ao tocar em animais.
  • Usar luvas ao limpar a caixa de areia e também ao recolher as fezes de gatos.

É importante também sempre levar os seus gatos ao veterinário para realização de exames para identificação da presença do parasita da toxoplasmose e também a desparasitação do animal,  evitando assim possível a transmissão da toxoplasmose e também de outras doenças