Ressonância magnética: o que é e para que serve

Advertisement
Advertisement

Ressonância magnética: o que é e para que serveO exame de ressonância magnética é muito solicitado por diversos médicos, de diferentes especialidades de tratamento. E para auxiliar quem deseja saber mais informações sobre este exame, vamos falar sobre a Ressonância magnética: o que é, para que serve e preço, e diversas outras informações importantes sobre o mesmo.

Para quem não sabe, a Ressonância magnética é um exame de imagem que, a partir do equipamento produz imagens para fins de diversos diagnósticos médicos.  A máquina utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo.

Como é feita a ressonância magnética

Com um formato de um tubo longo, a máquina de ressonância magnética é bem estreita e conta com as extremidades abertas. No momento do exame, o paciente deita na mesa móvel, que vai se deslizar pelo tudo. 

A máquina de ressonância magnética cria um forte campo magnético ao redor do corpo e emite ondas de rádio. Mas pode ficar tranquilo, pois o procedimento é indolor: a pessoa não sente o campo magnético ou as ondas de rádio, e não há partes móveis ao redor.

O exame tem uma duração média de 15 minutos a uma hora, como dito anteriormente, tudo vai depender da área a ser examinada e de sua complexidade.Ressonância magnética: o que é e para que serve

Risco ao realizar a Ressonância magnética

A ressonância magnética trabalha com ímãs muito poderosos, e a presença de metal em nosso corpo pode representar certo risco para a segurança, ou até mesmo afetar uma parte da imagem por ressonância magnética. 

É importante sempre que for realizar o exame, informar ao técnico se tem algo metálico ou algum dispositivo eletrônico no corpo, como:

  • Próteses metálicas articuladas
  • Válvulas cardíacas artificiais
  • Cardioversor desfibrilador implantável
  • Marcapasso
  • Grampos cirúrgicos
  • Implantes cocleares
  • Bala, lasca ou qualquer outro tipo de fragmento de metal.

A solicitação deste exame costuma ocorrer quando o médico suspeita de alguma doença crônica, sendo assim, os médicos não pedem esse tipo de exame como um exame de rotina.

Preço da ressonância magnética

O preço desse tipo de exame varia de acordo com cada laboratório, podendo variar de R$800 ate R$1000 reais. Lembrando que o valor também depende da área a ser diagnosticada e também da complexidade dos exames.

Avaliação média:
Total de Votos:

Ressonância magnética: o que é e para que serve
Advertisement