Prefeitura de Osasco

Policiais Militares (PMs) da Força Tática do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) flagraram um foragido da Justiça, em Osasco, na manhã desta terça-feira,18, durante a Operação Cavalo de Aço. O homem levantou suspeitas ao demonstrar nervosismo quando passou pelos policiais. A forma de agir tinha um motivo: havia dois mandados de prisão contra ele, um por receptação e outro pelo não pagamento de pensão alimentícia. O motorista foi detido e levado ao 5º DP da cidade.

A PM também recuperou dois veículos e deteve quatro homens – dois deles procurados pela Justiça. As ações aconteceram entre segunda, 17, e terça-feira, na zona sul da Capital e em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Na manhã de segunda-feira, equipes do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) abordaram um motociclista na Avenida Carlos Caldeira Filho, na Vila Andrade. Após consulta, descobriram que o homem era foragido do Poder Judiciário. Ele foi detido e levado ao 37º Distrito Policial (Campo Limpo), onde permaneceu à disposição da Justiça.

Cerca de uma hora depois, os PMs pararam outra moto na mesma avenida. Pesquisando pela placa do veículo, descobriram que o mesmo havia sido furtado. O caso também foi encaminhado ao 37º DP. A motocicleta, após perícia, será devolvida ao verdadeiro dono.

Operações como a Cavalo de Aço têm como foco a fiscalização de veículos irregulares. “Nosso objetivo é evitar acidentes e retirar das vias aqueles veículos sem condições de circulação, priorizando a segurança”, explicou o coordenador operacional do 1º BPTran, capitão Ivan Gonzaga de Oliveira.

Porém, não é raro os policiais flagrarem criminosos e recuperarem carros e motos roubados e furtados, como mostram os casos acima. “Seguindo o lema dos nossos comandantes, ‘polícia é o substantivo, trânsito é adjetivo’”, afirmou o capitão Gonzaga. “As ações visam evitar acidentes, mas também combater a criminalidade”.