Prefeitura de Osasco

Picada de borrachudo é perigosa? – Um problema muito comum principalmente nas épocas mais quentes e também na praia, é com relação à picada de borrachudo, Muitas pessoas não sabem como cuidar, como tratar e até mesmo como prevenir que ocorre este tipo de picada. Por isso mesmo,  hoje vamos falar um pouco mais sobre as picadas de borrachudo, seus cuidados, seus tratamentos e principalmente como evitar as picadas que são tão incômodas para pele.

Os borrachudos costumam aparecer com muito mais frequência em lugares menos urbanizados, lugares mais selvagens, principalmente no verão eles aparecem com muito mais frequência.

Picada de borrachudo é perigosa?

A picada de borrachudo pode ser perigosa assim já que ela pode ser fonte de transmissão da febre oropouche e também da oncocercose.

Vale lembrar que as picadas de borrachudo acontecem com maior frequência durante o dia, geralmente no início da manhã e também no final da tarde,  São nesses horários que os borrachudos costumam sair.

Após a picada é normal formar um pequeno ponto com sangue e até mesmo inchar o local, porém vai variar muito de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

O tratamento para picada de borrachudo é limpar um cuidado o local, de preferência com álcool 5%, com uma gaze. também pode ser aplicado loção lanette com cânfora e mentol, isso vai aliviar a irritação no local.

De um modo geral nunca é recomendado espremer ou até mesmo coçar o local da picada, em caso de reações alérgicas é fundamental procurar um médico com rapidez, Pois caso seja necessário o médico irá indicar o tratamento mais adequado e até mesmo os medicamentos para acabar com a reação alérgica.

Borrachudo e a transmissão da febre de oropouche

Como dissemos ali em cima, a picada de borrachudo pode transmitir a febre de oropouche, que é causado por um vírus que pode causar dor de cabeça, dor  nas articulações e nos ossos, febre alta, sensibilidade à luz, meningite e até mesmo a inflamação do cérebro.

Este tipo de febre é muito comum na Amazônia e o tratamento tem como objetivo apenas o controle dos sintomas, uma vez que não existe nenhum medicamento específico para o tratamento da doença.

Borrachudo e a Transmissão da oncocercose

A picada do borrachudo também pode transmitir a oncocercose, conhecida popularmente como cegueira dos rios.  ela é causada por um parasita que se instala abaixo da pele, e após cerca de um ano da picada o parasita começa a produzir minúsculos vermes, que vão se espalhando pelo corpo causando febre, lesões na pele e nódulos.

Vale lembrar que se chegar ao olho pode provocar perda temporária da Visão ou até mesmo a seguir a permanente.

O tratamento dessa doença é feito com medicamentos específicos à base de Ivermectina que vai agir matando os parasitas. a medicação é administrada em doses únicas com intervalos de 3 a 6 meses.