Prefeitura de Osasco

O que é a menarca? Quando ela ocorre? – A primeira menstruação ocorre geralmente quando a menina está entre 11 e 14 anos de idade, porém não podemos dizer que existe uma data ou uma idade específica Para que ocorra a primeira menstruação, já que isso pode ter influência direta à genética, peso e nutrição de cada menina.

Conhecida também como menarca,  a primeira menstruação é um início das mudanças que ocorrem no corpo das adolescentes e também pré-adolescente, conhecida como puberdade.  Nesta fase, ocorre às mudanças hormonais aos poucos, até que a mulher tenha seu corpo totalmente desenvolvido.

Nesta época de puberdade, os hormônios provocam o crescimento, o surgimento das mamas,  o modelamento do corpo feminino, aparecimento e crescimento dos pelos pubianos, espinhas,  e logicamente a primeira menstruação.

Primeira menstruação

Após ocorrer a primeira menstruação começa a ocorrer também os ciclos menstruais, que podem variar de 28 a 35 dias, bem como os sangramentos vaginais, que são características do período menstrual.

Vale lembrar que, após a primeira menstruação e nos próximos 7 anos de ciclo menstrual, podem  ocorreram diversas alterações significativas com relação ao tempo de duração da mesma, porém o padrão é uma duração menstrual de 4 a 6 dias. Após os 30 anos de idade, é normal e o ciclo menstrual fique mais curto.

Sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação apresenta alguns indicativos, principalmente em um pequeno período antes dela ocorrer, os principais sintomas são:

  • crescimento de pêlos pubiano
  • crescimento das mamas
  • aumento dos quadris
  • aumento de peso

Estes são os primeiros sintomas que costumam aparecer um pouco antes de ocorrer a primeira menstruação, já que os hormônios estão trabalhando a todo vapor.

Cor da primeira menstruação

Diferentemente do que todos acham, a  primeira menstruação pode ser um pouco mais escura ou até mesmo amarronzada, porém o ideal é que seja rosa ou um vermelho bem vivo.

Esta menstruação um pouco mais escura que o normal pode ocorrer devido algum tipo de alteração hormonal, mas, em sua grande maioria,  não representa nenhum problema de saúde.

Como se preparar para a primeira menstruação

Como já sabemos não tem como prevenir quando a primeira menstruação irá ocorrer, Por isso mesmo é fundamental estar prevenido, evitando assim qualquer tipo de problema ou constrangimento.

Recomendamos preparar um kit de Emergência com protetor diário, um  absorvente e também uma calcinha limpa, tudo isso deve estar sempre a mão da menina, dentro de sua bolsa, por exemplo.

Este kit pode ser carregado para cima e para baixo, até mesmo após ocorrer a primeira menstruação, ele servirá como um recurso em um momento de necessidade.

Visita ao ginecologista

Os médicos recomendam que as meninas visitem o ginecologista mesmo antes da primeira menstruação, isso vai fazer com que  a menina tenha mais segurança e se sinta mais confortável com as mudanças que irão aparecer em seu corpo e também na sua saúde.

Caso não consiga ir ao médico antes da primeira menstruação, é fundamental procurar um médico ginecologista após a primeira menstruação, o médico irá fazer alguns exames específicos verificando assim a saúde íntima da menina, além disso,  a consulta pode servir como um esclarecimento de dúvidas para a garota que está sofrendo diversas mudanças.