Prefeitura de Osasco

Osteomielite: O que é, sintomas, tratamentos e causas – A osteomielite é uma infecção óssea causada por bactérias ou fungos que podem atingir qualquer osso do corpo. É uma doença grave que pode causar danos permanentes ao osso e aos tecidos circundantes, bem como outras complicações se não for tratada adequadamente.

Os sintomas da osteomielite incluem dor no osso afetado, febre, inchaço, vermelhidão e calor no local da infecção. Em casos graves, a infecção pode se espalhar para outros tecidos e órgãos do corpo, causando septicemia (infecção generalizada), abscessos ou até mesmo amputação do membro afetado.

A osteomielite pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como diabéticos, pessoas com doenças autoimunes ou pacientes em tratamento com quimioterapia ou radioterapia. A infecção geralmente é tratada com antibióticos, mas em casos graves, pode ser necessária a cirurgia para remover o tecido infectado e reparar o osso afetado.

A prevenção da osteomielite envolve manter uma boa higiene pessoal, tratar feridas abertas ou lesões o mais rápido possível, especialmente se houver exposição óssea, e controlar outras condições de saúde que possam aumentar o risco de infecção. Se você suspeitar que tem osteomielite, é importante procurar tratamento médico imediato para evitar complicações graves.

Causa da Osteomielite

A osteomielite é uma infecção óssea que pode ser causada por uma variedade de agentes infecciosos, incluindo bactérias, fungos e vírus. A causa mais comum de osteomielite é uma infecção bacteriana.

A infecção pode ocorrer de várias maneiras, incluindo:

  1. Feridas abertas: Uma ferida que penetra no osso pode permitir que as bactérias entrem no corpo e causem infecção.
  2. Cirurgia: Qualquer cirurgia envolvendo os ossos pode aumentar o risco de osteomielite.
  3. Infecção sanguínea: A infecção pode se espalhar através do sangue para o osso de outra parte do corpo.
  4. Implante ósseo: Implantes, como placas, parafusos ou hastes, podem aumentar o risco de infecção.
  5. Diabetes: Pessoas com diabetes têm maior risco de osteomielite.
  6. Sistema imunológico enfraquecido: Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, como aquelas com HIV/AIDS ou que estão passando por quimioterapia, têm maior risco de osteomielite.

Os sintomas da osteomielite incluem dor no osso afetado, febre, inchaço, vermelhidão e calor no local da infecção. Se você suspeitar que tem osteomielite, é importante procurar tratamento médico imediato, pois a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo e causar complicações graves.

Osteomielite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Sintomas da Osteomielite

Os sintomas da osteomielite variam dependendo da gravidade e da duração da infecção. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas no início da infecção, enquanto outras podem apresentar sintomas graves desde o início. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dor no osso afetado: A dor pode ser persistente e aumentar com o movimento ou a pressão no osso infectado.
  • Febre: Uma temperatura corporal elevada pode indicar que o corpo está lutando contra uma infecção.
  • Inchaço e vermelhidão: O local da infecção pode ficar inchado, vermelho e quente ao toque.
  • Fadiga: A infecção pode fazer com que a pessoa se sinta cansada ou fraca.
  • Drenagem de pus: Em casos graves, pode ocorrer drenagem de pus do local da infecção.
  • Restrição de movimento: Se a infecção afetar uma articulação, pode haver restrição de movimento na articulação afetada.
  • Náuseas e vômitos: Em casos graves, a infecção pode causar náuseas e vômitos.

É importante procurar atendimento médico imediato se você apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente se tiver dor persistente no osso ou febre. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações graves, como a propagação da infecção para outras partes do corpo ou danos permanentes ao osso.

Tratamento da Osteomielite

O tratamento da osteomielite depende da gravidade da infecção e do tipo de bactéria ou fungo envolvido. Em geral, o tratamento inclui:

  1. Antibióticos: O tratamento com antibióticos é a primeira linha de defesa contra a osteomielite. O médico pode prescrever antibióticos por via oral ou intravenosa, dependendo da gravidade da infecção. O tratamento com antibióticos geralmente dura várias semanas a vários meses e pode precisar ser ajustado com base nos resultados dos testes de cultura e sensibilidade.
  2. Cirurgia: Em casos graves ou crônicos de osteomielite, pode ser necessária uma cirurgia para remover o tecido infectado e reparar o osso afetado. A cirurgia pode envolver a remoção de abscessos, a limpeza do osso infectado ou a remoção de partes danificadas do osso.
  3. Tratamento de feridas: Se a osteomielite for causada por uma ferida aberta, é importante manter a ferida limpa e cuidada para evitar infecções adicionais.

Além disso, o médico pode prescrever analgésicos para controlar a dor, e fisioterapia para ajudar na recuperação da mobilidade e função do membro afetado.

A duração e a eficácia do tratamento dependem da gravidade e da duração da infecção, da capacidade do sistema imunológico da pessoa de combater a infecção e da adesão à terapia prescrita. É importante seguir todas as instruções do médico e tomar todos os medicamentos conforme prescrito, mesmo que os sintomas melhorem.