O que é Botulismo infantil? Conheça os sintomas e tratamentos

Advertisement
Advertisement

O botulismo é uma doença muito séria, ela é uma doença bacteriana Rara porém que pode levar até a morte. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o botulismo infantil,  os sintomas, os tratamentos, como prevenir e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença.

O que é Botulismo infantil?

O botulismo infantil é uma doença bacteriana rara, porém  mesmo sendo difícil de eu correr é uma doença altamente grave.  a bactéria pode adentrar o organismo por meio de machucados ou até mesmo pela ingestão de alimentos contaminados,  principalmente os alimentos enlatados e os que são preservados inadequadamente.

Sintomas do Botulismo infantil

O botulismo infantil está ligado diretamente a ingestão de alimentos contaminados como Mel por exemplo, e os problemas geralmente começam aparecer entre 1 e 6 horas após o consumo do mesmo.

Os principais sintomas do botulismo infantil são:

  • Constipação (muitas vezes o primeiro sinal)
  • Movimentos flexíveis, devido à fraqueza muscular e dificuldade para controlar a cabeça
  • Choro fraco
  • Irritabilidade
  • Baba excessiva
  • Pálpebras caídas
  • Cansaço
  • Dificuldade de sucção ou alimentação
  • Paralisia

Como prevenir o Botulismo infantil

Por ser transmitido através de uma bactéria é fundamental adotar algumas medidas para evitar a contaminação, como por exemplo evitar alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo.  Evitar ao máximo o mel, os médicos recomendam que os pais nunca de mel para crianças com menos de um ano de idade.

Tratamentos do Botulismo infantil

O principal tratamento do botulismo é controlar os sintomas e evitar maiores complicações com a doença.  é fundamental a hospitalização, pois o tratamento acaba sendo controlado e evitar levar problemas respiratórios, já que esse tipo de problema pode ser Fatal.

Além disso, o tratamento é feito através de medicamentos específicos,  chamados de antibotulínicos, que vão agir diretamente contra toxina no organismo.

os médicos também poderão indicar e prescrever antibióticos, que irão auxiliar no tratamento

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 15

O que é Botulismo infantil? Conheça os sintomas e tratamentos
Advertisement