Prefeitura de Osasco

Um problema muito mais comum do que as pessoas imaginam é a fenda palatina, Mas você já ouviu falar sobre isso? hoje vamos falar um pouco mais sobre o que é fenda palatina, quais as causas e como é feito o tratamento para Aqueles que contam com este defeito.

O que é a fissura palatina?

Antes de falar qualquer coisa precisamos esclarecer exatamente o que é. A fenda palatina é causada quando ocorre um defeito na união entre os lados direito e esquerdo do lábio e também do céu da boca.

Este defeito ocorre no início do desenvolvimento do embrião, ao não juntaram as duas partes que formam o Lábio e palato, uma abertura fica entre eles dando assim origem a fissura palatina.

Causa da fissura palatina

A fenda palatina tem a causa totalmente relacionada a fatores genéticos e também ambientais. segundo pesquisas médicas, gestantes que consomem bebidas alcoólicas, fumam ou tomam certos tipos de medicamentos como o corticoide e anticonvulsionante, Podem sim ter mais chances de terem filhos com a fenda palatina.

A fissura palatina tem como nome popular lábio leporino, e é a mais comum mal formação da face, sendo que a ocorrência dela é de um caso a cada 650 crianças nascidas.

Tratamento para lábio leporino

O tratamento para o lábio leporino ou para a fissura palatina é feito exclusivamente e corrigido através da cirurgia, Onde irá corrigir a fissura, reconstruir o lábio superior e também fazer o reposicionamento do nariz.

Em sua grande maioria, os medicos recomendam que a primeira cirurgia seja feita nos primeiros 3 meses de vida da criança, e a segunda cirurgia quando o bebê tiver cerca de 18 meses, onde será realizado o fechamento do céu da boca.

Falamos aqui de duas cirurgias, porém Este número é totalmente variável de acordo com a idade, o desenvolvimento da criança, e também as partes do rosto que precisam ser tratadas como nariz,  lábios, céu da boca e etc.

Recomendações pós cirurgia da fenda palatina

Após a realização da cirurgia é recomendado que um fonoaudiólogo acompanhe o desenvolvimento da fala, já que, a fenda palatina pode prejudicar a vocalização dos sons.

Também é recomendado acompanhamento odontológico, pois este irá cuidar de toda parte dentária, com a atuação de diferentes dentistas especialistas.

Ao realizar todos esses tipos de tratamento em conjunto, será evitado problemas respiratórios,  infecções, má nutrição e também o desenvolvimento inadequado da estrutura dentária.

De um modo geral, podemos dizer que o tempo total de duração do tratamento da fenda palatina é de 16 a 20 anos, e Quando ocorre o abandono do tratamento, diversos problemas podem aparecer.