Prefeitura de Osasco

Labirintite: tratamento e causas – Considerado uma inflamação de estrutura no interior do  ouvido, A labirintite causas sintomas e algumas Sensações que são únicas, em que se não tratada de forma correta pode trazer diversos prejuízos para a saúde.

Esse tipo de doença atinge diversas pessoas todos os anos no país, porém o tratamento é bem simples e pode fazer com que todos tenham uma vida normal. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as causas da labirintite, seu diagnóstico, seus sintomas e também o seu tratamento.

Labirintite: tratamento e causasO que é labirintite?

A labirintite é uma infecção inflamação que ocorre no labirinto, esta é uma estrutura que faz parte do ouvido, e está localizado em seu interior, e isso pode ocorrer por diversos motivos entre eles:

Problemas respiratórios como bronquite, infecções virais como gripe ou até mesmo resfriados, herpes e infecções bacterianas como a otite.

Porém podemos dizer que essa infecção é muito mais comum Labirintite: tratamento e causasem pessoas que têm algum tipo de perda auditiva, fazem consumo de cigarro, bebem álcool em excesso, possuem histórico de alergias, pessoas que utilizam com muita frequência aspirina ou pessoas que estão sob muito estresse.

Sintomas da labirintite

Os principais sintomas da labirintite geralmente são mais intensos nos primeiros 4 dias, porém tendem a ir diminuindo no decorrer do tempo até que por volta de 3 semanas desapareçam por completo.

Quando falamos os sintomas da labirintite e não podemos deixar de citar os seguintes:

  • Dificuldade para manter o equilíbrio,
  • Dificuldade para focar a visão,
  • Sensação de que as coisas ao redor estão se movendo ou estão rodando,
  • Dificuldade para ouvir com clareza,
  • Zumbido constante nos ouvidos,
  • Dor de cabeça com frequência,
  • Vertigem,
  • Tonturas.

Em sua grande maioria os sintomas da labirintite surge de forma repentina e de forma muito intensa, impedindo até mesmo que as pessoas continuem realizando suas atividades do cotidiano. como dissemos anteriormente, os sintomas podem desaparecer em poucos minutos ou até mesmo horas porém costumam voltar.

Nos casos em que os sintomas forem presentes é fundamental procurar um médico otorrino para que ele verifique a existência da labirintite indique o tratamento mais adequado.

Como tratar a labirintite

O tratamento para labirintite é indicado pelo médico otorrinolaringologista, e geralmente o mesmo indica repouso em um local escuro e sem barulhos.

O médico também pode indicar o tratamento de alta hidratação com consumo de água, chá ou até mesmo sucos, que vão auxiliar na melhoria dos sintomas.  em alguns casos pode ocorrer a solicitação de consumo de antibióticos que devem ser tomados por cerca de 10 dias para combater a infecção.

Para os casos em que o enjoo se faz presente com muita frequência o médico pode indicar remédios como  metoclopramida que remédios corticosteróides.

Veja mais:

O que é a meningite?

Sintomas de problemas no fígado