Prefeitura de Osasco

Aprenda como fazer a dieta Low Carb – A dieta low carb vem sendo muito comentada, muito discutida, porém, muitas pessoas não sabem exatamente como funciona, quais os alimentos que são mais recomendados e tudo mais, por isso mesmo, neste artigo vamos explicar tudo sobre a dieta low carb.

Considerada uma dieta de baixa ingestão de carboidratos, a dieta Low Carb diz que se deve consumir menos de 130 kg de macronutrientes por dia, ou seja, essa quantidade de carboidrato representa apenas 26% da energia necessária para o organismo, o restante vai ser complementado através de gorduras boas e proteínas. 

O que é a dieta low carb

Os especialistas consideram a dieta low-carb bastante eficiente para emagrecimento, já que o metabolismo passa a funcionar de uma forma melhores com o aumento do consumo de proteínas e gordura boa.  Além disso, essa alimentação também auxilia no combate a retenção de líquidos e ajuda a reduzir a inflamação do organismo.

Benefícios para saúde da dieta low carb

A dieta low carb oferece diversos benefícios para a saúde, listamos abaixo  alguns deles que podem auxiliar em muito na sua saúde.

Confere maior saciedade: com o aumento de consumo de proteínas e gorduras, o corpo tende a ter uma sensação de saciedade por muito mais tempo,  evitando assim o consumo exagerado de diversos alimentos.

Regulagem de colesterol:  a dieta low carb auxilia no controle do colesterol bom e auxilia também a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Controle de diabetes: a low carb auxilia a regulagem do nível de açúcar no sangue, controlando assim a diabetes.

Funcionamento do intestino: como o consumo de fibras aumenta, a tendência é que o intestino funcione de uma melhor forma.

Favorecimento da perda de peso: faz uma redução alta de calorias, aumentando a quantidade de fibras consumidas e também o controle de glicemia,  automaticamente gerando uma redução de peso.

Combate a retenção de líquidos: com o estímulo na produção de urina o corpo tende a eliminar o excesso de líquidos que está acumulada no corpo.

Como fazer a dieta low carb

Precisamos dizer que antes de realizar qualquer dieta, é muito importante conversar com o médico e também ter orientação de um nutricionista, já que o cálculo de carboidrato varia muito de acordo com necessidade de cada indivíduo.

Falando sobre a dieta low carb para começar, precisamos ressaltar que deve-se retirar principalmente  os carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha refinada, refri refrigerante e também os doces.

Além disso para atingir os resultados esperados, é necessário retirar Ou pelo menos diminuir o consumo de carboidratos complexos como pão, aveia,  arroz e macarrão.Aprenda como fazer a dieta Low Carb

Outro ponto importante da dieta low carb, é que sejam feitas três refeições principais durante o dia e dois Lanches, ao se alimentar durante o dia com fiquei nas refeições, o organismo passa a não ter mais a sensação de fome.

Nos Lanches que são feitos durante o dia e também no almoço e no jantar é recomendado o consumo de ovos, Queijos, castanhas, abacate e também coco. lembrando também de consumir saladas e leguminosas de baixo teor de carboidrato.

Alimentos permitidos na dieta low carb

A lista de alimentos permitidos na dieta low carb é bem extensa, alguns deles são: 

  • Frutas e vegetais em pequenas quantidades, preferencialmente crus, com casca e bagaço, para aumentar a quantidade de fibras e melhorar a sensação de saciedade;
  • Carnes magras, especialmente frango ou peru, sem pele;
  • Peixes, preferencialmente os mais gordos como salmão, atum, truta ou sardinhas;
  • Ovos e queijo;
  • Azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará e amendoim;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar.