Prefeitura de Osasco

FIES O que é e como funciona? – O governo sempre procura oferecer diversos tipos de benefícios para todos os brasileiros, e os benefícios que vem sendo mais aprovados pela população é o FIES,  e é financiamento, que oferece a oportunidade de diversos brasileiros poderem concluir o seu ensino superior pagando valores mais acessíveis.

Para quem ainda não sabe,   hoje vamos falar um pouco mais sobre o FIES, Quem pode participar, como se inscrever, quais os benefícios e tudo mais o que você precisa saber para  conseguir fazer parte deste programa que vem beneficiando milhares de brasileiros todos os anos.

FIES O que é e como funciona?

O fundo de financiamento estudantil foi criado pelo Ministério da Educação e tem como Seu principal objetivo oferecer maiores oportunidades de estudo aos jovens que estão matriculados em cursos superiores nas mais variadas universidades particulares de todo país.

Quando passa a fazer parte do FIES, o aluno paga apenas o valor de r$ 50 a cada 3 meses durante todo o período de seu curso, e ao finalizar o curso o aluno ainda tem um período de 18 meses pagando este valor trimestral, Somente depois começa a pagar o valor do curso dividido em diversas parcelas.

Para participar do FIES O Estudante deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de avaliação da educação superior e além disso, a instituição deve participar do programa, atendendo assim todas as necessidades e exigências do FIES.

Outra exigência é que o estudante tenha feito a prova do Enem e tem obtido nota igual ou superior a 450 e não ter zerado a  redação.

Quem não pode participar do FIES?

Não pode participar do FIES o aluno que:

  • está com a matrícula trancada na universidade;
  • já tenha sido beneficiado pelo Fies anteriormente;
  • seja inadimplente com programa de crédito educativo;
  • possua uma renda familiar mensal bruta superior a 20 salários  mínimos.

Como se inscrever no FIES?

A inscrição no FIES é feito diretamente através do site do programa,  basta acessar o mesmo, fazer o preenchimento dos dados de forma correta, assim como preencher os dados da sua universidade,  para verificar se a mesma faz parte e pode oferecer o benefício para você.