Prefeitura de Osasco

DIU: o que é e como é colocado – Conhecido também como dispositivo intra-uterino,  o DIU é considerado um método contraceptivo utilizado por mulheres que não tem o desejo de engravidar. Este método contraceptivo é considerado com uma taxa de menores índices de falha.

Em sua grande maioria o DIU tem o formato de Y ou T, sendo ele uma pequena haste que é colocado dentro do útero da mulher, evitando assim que a mesma engravide.

Como funciona o DIU

O funcionamento do DIU se dá através da haste do DIU que fica por um tempo de 5 a 10 anos dentro do corpo da mulher e libera substâncias que tornam o útero um lugar hostil para que o espermatozoide entre, impedindo assim a fecundação do óvulo e automaticamente a gravidez indesejada. 

Tipos de DIU

Hoje existem três tipos de DIU, o DIU de cobre, ou de prata e o hormonal, cada um funciona de uma forma diferente, e o mais adequado para cada paciente será definido pelo médico, de acordo com o desejo da paciente e também de acordo com o mais indicado para o seu caso.

O DIU de cobre possui uma haste revestida com este tipo de metal, e durante todo o seu tempo de vida útil libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando uma reação inflamatória que não faz mal ao organismo, porém torna a região mais hostil ao espermatozoide, evitando assim que a gravidez aconteça.DIU: o que é e como é colocado

Já o DIU hormonal além de produzir a reação inflamatória no útero também tem o hormônio progesterona, que é liberado aos poucos durante todo o seu tempo de vida útil, e apresenta uma chance de engravidar de 0,2%.

Já o DIU de prata é o menos conhecido porém é o mais moderno, ele une a combinação de prata e cobre e produz o mesmo efeito no útero,  impossibilitando a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. 

Como se coloca o DIU

O DIU apenas pode ser colocado na mulher por um médico ginecologista, Pois somente ele é habilitado e autorizado para inserir de forma segura e efetiva o DIU.

Antes da colocação do DIU o médico ginecologista irá solicitar alguns exames para que seja descartada a presença de alguma alteração anatômica ou até mesmo de algum problema na região.

A colocação do DIU pode ser feita diretamente no consultório médico seguindo alguns procedimentos bem simples e também indolores.

O DIU fica implantada dentro do útero, enquanto uma fina cordinha ligada à extremidade inferior do dispositivo é deixado dentro da vagina, que irá servir para suporte no momento da extração do dispositivo.

Este pequeno fio fica próximo à saída do colo do útero e não é sentida pelo paciente.

Quem pode utilizar o DIU

Dispositivo intra-uterino é indicado para mulheres com idade superior a 14 anos e que sejam sexualmente ativas, além disso, é fundamental que não tem a fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas.

Esse dispositivo também é recomendado para mulheres com endometriose ou no período pós-menopausa.

Devemos ressaltar que esta não deve ser a primeira indicação de opção contraceptiva para paciente, isso ocorre pois mulheres mais jovens e com início da vida sexual tendem a ter mais experiências e serem menos diversas a proteções contra DST, e com a indicação dos do DIU podem dispensar outras formas de prevenção.

Contra indicação do DIU

O DIU não é recomendado para mulheres que apresentam algum tipo de anormalidade anatômica no útero, infecções ginecológicas ativas, gravidez presente ou suspeita de gravidez, câncer uterino, sangramento ginecológico de origem não esclarecida.

Além disso mulheres que apresentam algum tipo de alergia a cobre devem ser expostas ao outro tipo de DIU, assim como o DIU de Mirena não deve ser utilizado por mulheres que tiveram câncer de mama nos últimos cinco anos ou doenças hepáticas devido à alta quantidade de hormônio. 

Veja também: Como usar o anticoncepcional injetável

Posso engravidar tomando anticoncepcional?