Prefeitura de Osasco

Como usar o anticoncepcional injetável – De um tempo para cá, muitas mulheres têm optado pelos anticoncepcionais injetáveis, que funciona de uma forma semelhante a pílula diária, evitando que a ovulação ocorra, além de tornar o muco cervical mais espesso, evitando assim a passagem dos espermatozoides.

Por ser bastante acessível, os anticoncepcionais injetáveis têm se tornado cada vez mais uma excelente opção para as mulheres. O mesmo tem um custo que pode variar entre 25 e 45 reais, dependendo da marca e da região onde é comercializado.

Como usar o anticoncepcional injetável

Para mulheres que têm o ciclo menstrual normal e que não utilizam pílula, a injeção deve ser tomada até o 5ºdia do início da menstruação, e as doses seguintes devem ser administradas a cada 30 dias.

Efeito colateral injeção anticoncepcional 

Com o uso da injeção anticoncepcional, algumas mulheres podem sentir alguns efeitos colaterais, como dor nas mamas, náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura e ganho de peso.

Em outros casos, também pode ocorrer alterações menstruais, que deve ser conversado com o ginecologista, a fim de descobrir as causas dessa alteração.Como usar o anticoncepcional injetável

Contraindicações injeção anticoncepcional

A injeção anticoncepcional não é recomendada para pessoas que tenham qualquer sensibilidade aos componentes da fórmula, assim como não é recomendada para mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando até seis semanas após o parto, com câncer de mama atual ou até mesmo com a suspeita de malignidade hormônio dependente. 

O anticoncepcional injetável também deve ser evitado por mulheres que tenham graves dores de cabeça, hipertensão grave, doença vascular, histórico de trombose.

Mulheres que tenham diabetes, retinopatia, neuropatia ou outra doença vascular ou diabetes com duração superior a 20 anos, lúpus eritematoso sistêmico com anticorpos anti-fosfolípides positivos, histórico de doenças do fígado, que tenham realizado uma cirurgia de grande porte com imobilização prolongada, que sofram de sangramento uterino ou vaginal anormal ou que fumem mais de 15 cigarros por dia, com idade acima de 35 anos também devem evitar a utilização da injeção anticoncepcional.