Prefeitura de Osasco

As dúvidas sobre anticoncepcional são sempre bem comuns, muitas mulheres consomem esse tipo de medicamento mesmo com diversas dúvidas com relação a seu funcionamento, Por isso mesmo hoje vamos sanar algumas dúvidas com relação ao anticoncepcional.

Corro risco de engravidar tomando anticoncepcional?

Se você consumir o anticoncepcional de forma correta, todos os dias, em horários aproximados, a chance de ocorrer uma gravidez é inferior a 1%, porém Vale relembrar que, o anticoncepcional deve ser consumido todos os dias, sem falhas.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra?

Não existe a possibilidade de engravidar na pausa de uma cartela para outra, basta você começar no dia certo, não haverá nenhum tipo de risco. Porém, caso exista atraso no consumo do medicamento, existe sim risco de gravidez que só vai aumentando conforme o número de dias de atraso.

Quando começa a tomar a pílula já estou protegida no primeiro mês?

Esta é uma dúvida muito comum, muitas mulheres não sabem exatamente a partir de que data estão protegidas após o consumo da primeira cartela de anticoncepcional. Segundo os médicos, a partir da segunda semana de consumo do anticoncepcional Você já está protegida, porém, durante todo o primeiro mês existe sim risco de gravidez, por isso mesmo é recomendado a utilização de anticoncepcional e camisinha.

No final do primeiro mês já é muito mais seguro e desta forma as chances de gravidez diminuem drasticamente.

Posso emendar uma cartela na outra para não menstruar?

Para a maioria das mulheres não existe problema nenhum em fazer isso, porém,   algumas mulheres podem desenvolver alguns sintomas como dores de cabeça, ansiedade,  nervosismo, inchaço na barriga, seios inchados e até mesmo pequenos sangramentos de escape podem ocorrer, porém, de Modo geral não existe nenhum problema em emendar uma cartela na outra.

Com que frequência a mulher deve trocar o anticoncepcional?

Diversos médicos afirmam que não existe a necessidade de alteração de marca ou tipo de anticoncepcional, este procedimento deve ocorrer somente se algo acontecer, como um sangramento de escape ou algum outro sintoma que estiver incomodando a mulher.

Essas são algumas das principais dúvidas das mulheres com relação ao anticoncepcional,  porém é recomendado sempre a procurar um ginecologista, realizar todos os tipos de exame, e somente após isso começar a consumir o anticoncepcional recomendado pelo médico.

Vale ressaltar que, qualquer dúvida esclareça com o seu médico, Assim como, se tiver algum problema ou algum sintoma mais forte, converse com o médico para adequar o anticoncepcional para suas necessidades .