Prefeitura de Osasco

Caxumba é contagiosa? Qual o tratamento? – Existem diversas doenças contagiosas que as pessoas não conhecem, não sabem os melhores tratamentos, como cuidar, como prevenir e muito mais, por isso mesmo, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a caxumba, repassando informações importantes para vocês, como por exemplo, Caxumba é contagiosa? Qual o tratamento? sintomas, e tudo mais que você precisa saber.

Considerada uma doença causada pelo vírus Paramyxoviridae, o micro organismo pode afetar qualquer parte do corpo que tenha glândulas e nervos, porém, é muito mais frequenta nas glândulas parótidas, que são responsáveis pela saliva.

Caxumba é contagiosa?

Uma duvida muito comum é se a doença é contagiosa, e sim, a mesma é contagiosa, e pode ser transmitida pelo contato com secreções das vias aéreas da pessoa infectada. Sua transmissão ocorre principalmente pela disseminação das gotículas de saliva ou ate mesmo secreções nasais infectadas pelo vírus.

Outra forma de transmissão é através do contato com objetos infectados, com a saliva ou com secreções de alguém que já esteja com a doença.

Vale ressaltar que, a incubação do vírus varia de 16 a 18 dias, ou seja, pode demorar esse período para a aparição dos primeiros sintomas da doença. Porém, durante o período de incubação da caxumba já é possível que a mesma seja transmitida. Segundo pesquisas, cerca de 6 a 7 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas, a doença pode ser passada para outras pessoas, e o seu período de transmissão somente termina depois de 9 ou 10 dias da manifestação da doença.

Como é o tratamento da caxumba?

Ate o momento não existe um tratamento especifico para a caxumba, o médico pode sim indicar alguns analgésicos e ate antitérmicos que vão auxiliar a aliviar os sintomas de dor e febre.

Além disso, é recomendado que o paciente faça repouso absoluto, sendo assim afastado de suas atividades diárias. A hidratação e uma alimentação leve também fazem parte do tratamento para a caxumba, evitando alimentos ácidos, que podem piorar os sintomas de enjoo.

Principais sintomas da caxumba

Um dos principais sintomas da caxumba é o aumento do tamanho das glândulas salivares e também febre alta, porém, é importante ressaltar que nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas e os mesmos incômodos, existem casos de pessoas que não apresentam nenhum tipo de doença, dificultando ainda mais a identificação da doença.Caxumba é contagiosa? Qual o tratamento?

A doença é muito mais comum em crianças e adolescentes, porém, vale ressaltar que ela pode sim atingir qualquer pessoa, de todas as idades. A evolução da doença é benigna, porém, existem alguns casos mais raros em que pode ocorrer o agravamento da doença, sendo necessária a internação e podendo ate mesmo levar ao óbito.

Quando a doença se manifesta na infância, em crianças de ate cinco anos, a doença apresenta sintomas que envolvem as vias respiratórias, e em casos mais graves, pode ocorrer a perda da audição.

Nos casos em que a doença aparece na adolescência a caxumba pode ser mais grave e trazer mais complicações, podendo causar inflamação nos testículos, infertilidade, e nas mulheres, pode provocar inflamação nas mamas.

Como prevenir a caxumba?

A principal forma de prevenir a caxumba é através da vacina, que é produzida com o vírus inativo da doença, e faz parte do calendário de vacinação. Conhecida como a tríplice viral, em sua grande maioria é administrada dos 12 ate os 15 meses de vida, depois entre os 4 e 6 anos e a ultima dose, entre os 11 e 12 anos.

Nos casos em que as mulheres ainda não tomaram a vacina, é importante tomar, pois quando a doença é adquirida na gravidez, pode causar aborto.