Prefeitura de Osasco

Tratamento para emagrecer Plasma de argônio – Com a evolução da medicina existem cada vez mais tratamentos e métodos de emagrecimento, prometendo que pessoas que sofrem com a dificuldade da perda de peso, obtenham resultados com mais facilidade. A nova técnica que vem sendo bastante aceita por todos é a Plasma de argônio, e é exatamente sobre isso que vamos falar, explicando exatamente o que é esta técnica, como ela é feita, indicações e tudo mais que você precisa saber.

Tratamento para emagrecer Plasma de argônio – O que é o Plasma de argônio?

O famoso Plasma de argônio é uma técnica endoscópica que é utilizada em diferentes situações da medicina, como por exemplo para parar sangramentos, dissecção de tumores que obstruem qualquer órgão, cauterização de lesões sangrantes no trato digestivo,

No ano de 2009 essa técnica começou a ser utilizada para o fechamento de anastomose, que é a emenda entre o estômago e o intestino, realizada na cirurgia bariátrica, com o intuito de buscar o efeito restritivo da cirurgia e evitar o aumento de peso dos pacientes.

Vantagens da plasma de argônio

Uma das principais Vantagens da plasma de argônio é a sua segurança, já que a técnica é realizada muito rápida, com um índice muito baixo de complicações, é bastante eficaz e na maioria dos casos, faz com que o paciente alcance seu objetivo de emagrecimento.

Lembrando que esta técnica é feita por endoscopia, sem nem ao menos a necessidade de anestesia geral.

Esse procedimento é indicado para aqueles pacientes que ja realizaram a cirurgia By pass ou Capella, e que após dois anos ou mais, voltaram a ganhar peso, sendo assim, é um procedimento recomendado principalmente para pacientes com o reganho de peso.

Complicações ou riscosTratamento para emagrecer Plasma de argônio

Como já foi dito anteriormente, este é um tratamento bastante seguro, com um baixo índice de complicações, porém, o que acontece em cerca de 1% dos pacientes é o fechamento exagerado da anastomose, sendo necessário então, dilatar o mesmo por endoscopia.

Procedimento da plasma de argônio

O procedimento é feito de forma muito tranquila, onde o endoscopista passar um cateter com duplo lúmen por dentro do endoscópico, chegando assim até a área a ser aplicada. Neste momento é disparada uma corrente elétrica, onde vai passar o gás argônio e quando ambos se encontram na ponta do cateter, próximo a mucosa, formam um plasma de coagulação que desnatura o tecido aplicado.

Pós-procedimento da plasma de argônio

Depois da realização do procedimento, é necessário seguir uma dieta apropriada pelos próximos 20 dias, sendo uma dieta bem parecida com a dieta bariátrica, além disso, vai ser necessário tomar medicamentos para a proteção do estômago, que vão auxiliar com a cicatrização do local.