Prefeitura de Osasco

A Guia da Previdência Social, ou só, GPS é o documento utilizado pelo INSS para recolhimento das contribuições de pessoas físicas e jurídicas. Essas guias são utilizadas pelo contribuinte.

Quando deixamos a GPS atrasar podemos ter uma dorzinha de cabeça, não é mesmo? Hoje vou ajudar você a regularizar sua guia e atualizar a GPS. Primeiro você deverá observar que tipo de contribuinte você é, para saber o procedimento que se encaixa no seu perfil.

Empregados domésticos, podem fazer o cálculo normalmente, independente da época do ano, pois essa é uma categoria de trabalhador que possui sua própria legislação. Já para GPS facultativo, você deverá fazer o cálculo pela internet, caso ainda possua a qualidade de assegurado. Se o prazo expirou há mais de seis meses será preciso comparecer a uma Agência da Previdência Social para regularizar sua situação.

Os contribuintes individuais podem calcular a GPS pela internet se o valor for referente ao prazo de até cinco anos fiscais, desta forma, se o período for maior que cinco anos o contribuinte deverá comparecer a uma unidade do INSS a partir do dia 16 de cada mês, afim de regularizar a situação.

Atualizar GPS em atraso passo a passo

Tudo devidamente explicado, vamos ao passo a passo para atualizar GPS INSS em atraso, primeiro você deverá acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL), nele você fará o cálculo, para isso acesse: Sal.Receita.Fazenda.Gov.Br/PortalSalInternet

Feito isso, escolha o módulo, sendo eles:

  • Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999;
  • Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999;
  • Empresas equiparadas e órgãos públicos.

Escolha o módulo que se encaixa em seu perfil. Na próxima tela você deverá informar os dados solicitados de acordo com a categoria que você se encaixa, sendo: autônomo, contribuinte individual, doméstico, facultativo, segurado especial, empresa ou órgão público. Além disso, você deverá informar o número do NIT, PIS, PASEP, CNPJ ou CEI, de acordo com a categoria do seu perfil.

Por fim, basta você digitar o código de segurança e confirmar os dados, como início e fim da competência, salário base e classe. Feito isso basta selecionar a GPS desejada. Um novo boleto da GPS Atualizada estará disponível para pagamento.