Prefeitura de Osasco

O que é financiamento e como funciona – Hoje como vamos comprar um bem com valor um pouco mais alto, dificilmente temos o valor completo para pagamento à vista, por isso o financiamento pode ser uma excelente estratégia.

Mas aí vem aquela pergunta: o que é um financiamento, como funciona, quais são suas taxas e diversos outros questionamentos.

Para ajudar, vamos falar um pouco mais e explicar tudo que você precisa saber sobre o financiamento.

O que é financiamento e como funciona?

Como já dissemos anteriormente, quando você precisa comprar um bem com valor um pouco mais elevado, você solicita a uma instituição financeira uma liberação de crédito.

O financiamento ocorre quando essa instituição financeira libera a utilização do valor e o mesmo fica comprometido a pagar esse valor em parcelas mensais. O valor cobrado corresponde ao valor total emprestado acrescido de algumas taxas e juros.O que é financiamento e como funciona

Por isso mesmo quando você realiza um financiamento é importante estar atento aos valores pagos, taxas de juros, valores extras que são cobrados. Além disso, você deve ficar atento não somente ao valor das parcelas, mas sim ao montante final de pagamento. 

Resumindo, um financiamento é uma compra parcelada de um bens de alto valor que tenha incidência de juros, 

Tipos de financiamento

Hoje no mercado existem diferentes tipos de financiamento, por exemplo, para financiar um carro o mais comum é o CDC ou leasing.

No caso o CDC veículo fica alienado ao banco, ou seja, enquanto você não terminar de pagar o financiamento o veículo é do banco. 

No caso do leasing, o veículo é seu desde o início, porém a taxa de juros cobrada acaba sendo maior do que a do CDC para que o banco tenha a segurança caso você não arque com as despesas do financiamento.O que é financiamento e como funciona

O financiamento de imóvel também existem algumas regras e características específicas. Existe a possibilidade de utilizar o saldo do fundo de garantia para abater parte da dívida do financiamento, existe o valor de entrada, o valor máximo da parcela compatível ao seu salário e diversos outros detalhes.

É importante ressaltar que as taxas para financiamento imobiliário são mais baixas que um financiamento de carro, além de ser permitido prazos muito mais longos para facilitar o pagamento. 

Cuidados ao solicitar um financiamento

Quando solicitar um financiamento junto ao banco, é importante ficar atento a data de vencimento das parcelas, pois os juros cobrados quando ocorre atraso são bem altos.

Lembre-se de solicitar financiamento somente em instituições financeiras renomadas e de confiança, isso vai evitar que você tenha um prejuízo ou sofra com algum problema referente ao seu valor final financiado.

Veja também: Como fazer empréstimo no cartão de crédito?