Prefeitura de Osasco

Doença do carrapato: Cuidados e como tratar – A doença do carrapato merece muita atenção e muitos cuidados, pois ela pode trazer diversos problemas para a saúde do seu bichinho.

Caso não seja tratado de forma precoce, assim que forem notados os primeiros sintomas, a doença pode ser fatal.

Tipos de doença do carrapato – Doença do carrapato: Cuidados e como tratar

Esta doença é transmitida pelo carrapato marrom, ele se aloja no corpo do cachorro e se alimenta do seu sangue, o que resulta em duas doenças distintas: erliquiose e a babesiose.Doença do carrapato: Cuidados e como tratar

Essas duas doenças são conhecidas como doenças do carrapato porém possuem algumas diferenças. A erliquiose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que atua na destruição dos glóbulos brancos do bichinho. Já a babesiose, ataca os glóbulos vermelhos do cachorro e é causada por um protozoário.

Prevenção da doença do carrapato em cães

Não existe nenhuma vacina que proteja com que o cachorro sofra com a doença do carrapato, Por isso mesmo a melhor forma de cuidar e prevenir é mantendo carrapatos bem longe do seu cachorrinho.

O que também deve ser feito para evitar a doença, é manter o ambiente onde o pet vive bem limpo, higienizado, e realizar a limpeza com banhos e sprays anti carrapatos.

O  maior erro é manter o cachorro limpo e onde ele vive, e nem tanto, o que pode acarretar no aparecimento de diversos bichinhos diferentes.

Sintomas da doença do carrapato em cães

Nesta doença, um dos passos mais importante é identificar os sintomas com maior rapidez e para isso, é fundamental saber quais são eles.

Quando a doença está no começo, os sintomas são parecidos com o de outras doenças. Então, fique sempre de olho nos pelos, escove com frequência, dessa forma, caso apareça algo no pelo e na pele, ele será identificado com mais rapidez.

Além da presença do carrapato, outro sintomas são:

  • febre;
  • apatia;
  • mucosas pálidas ou amareladas;
  • fraqueza muscular;
  • perda de peso;
  • desidratação;
  • falta de apetite;
  • vômitos;
  • dor abdominal;
  • anemia.

Tratamentos da doença do carrapato

Para realizar o tratamento em busca da cura do animal é fundamental iniciar os cuidados o quanto antes.

A babesiose é tratada com piroplasmicidas, que destroem o parasita. Outras complicações podem surgir a partir da doença, e então cada uma deve ser tratada separadamente.Doença do carrapato: Cuidados e como tratar

A erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser preciso fazer também o tratamento com soro e transfusão de sangue. Mas é importante ressaltar que apenas o veterinário pode fazer o diagnóstico e orientar os cuidados.

Cuidados com o cachorro

Para evitar maiores problemas de saúde do seu animalzinho, o fundamental é manter o sistema imunológico, e para isso, você deve manter água limpa e fresca à vontade, e uma ração para cachorros feita com ingredientes de primeira qualidade e adequada para a idade e o tamanho dele.

Lembre se também de realizar as consultas de rotina com seu veterinário de confiança, desta forma, você vai manter a saúde do seu pet em dia.