Prefeitura de Osasco

Incluído na pauta de votação da Câmara Municipal de Osasco, o Projeto de Lei 381/2017 de autoria do vereador De Paula (PSDB) prevê a criação do Programa Municipal de Educação Financeira. Para o tucano, o governo municipal deve coibir o que classifica como “analfabetismo financeiro” e estimular o uso consciente do dinheiro e o consumo sustentável. Para ser transformada em lei municipal, a proposta precisa, primeiro, passar por duas votações no plenário da Casa.

De acordo com o PL de De Paula, o Programa Municipal de Educação Financeira tem o objetivo de “estimular o consumo sustentável e responsável, realinhando os hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, e o combate ao analfabetismo financeiro, com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social”.

O projeto permite a celebração de convênio com entidades públicas e privadas que, por sua vez, deverão disponibilizar cursos presenciais ou à distância. “A educação financeira não pode ser privilégio de crianças ricas ou de classe média. É justamente as camadas menos favorecidas da população que devem ser prioridade nesse aspecto. É sobretudo essas pessoas, de pouquíssimos recursos, que devemos conscientizar, com urgência, sobre como ganhar, gastar e poupar dinheiro”, afirmou De Paula.

Segundo o tucano, o Programa também tem o intuito de preparar os jovens para o mercado de trabalho, uma das atribuições do poder público. “Essa proposta prepara os jovens para ingressar no mercado de trabalho, tornando-os melhores em relação ao uso correto do dinheiro. Juros, inflação, crédito, débito, desconto e orçamento são termos que estão presentes em nosso dia a dia, seja no noticiário ou na hora de realizar uma compra, portanto, é necessário familiarizar todos os estudantes e incluir essa matéria no cotidiano dos jovens”, finalizou.