Tosse com catarro: o que pode ser e o que fazer

Tosse com catarro: o que pode ser e o que fazer – A tosse é mais comum do que muitas pessoas imaginam e Pode sim trazer consequências para a saúde se não tratada de forma correta. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o que pode ser, o que fazer nos casos em que ela estiver presente, como combater a tosse com catarro e diversas outras informações importantes que vão te auxiliar.

Para quem não sabe, a tosse é um mecanismo de defesa do nosso organismo que faz isso para tentar eliminar as secreções do nosso sistema respiratório, e isso acontece principalmente quando Acontece uma inflamação dos brônquios ou dos pulmões.

Existem também algumas doenças que podem causar tosse com catarro sendo elas:

  • Bronquite,
  • Bronquiolite,
  • Pneumonia,
  • Tuberculose.

Tosse com catarro, o que pode ser?

 em sua grande maioria a tosse com catarro transparente não é preocupante e pode ser apenas um sinal de gripe ou até mesmo resfriado, no entanto além dessa tosse podem ocorrer com catarro e falta de ar, que neste caso pode ser considerado um sinal de bronquite que deve ser tratado com remédios receitados pelo médico.Tosse com catarro: o que pode ser e o que fazer

Existe também a tosse com catarro verde ou amarelado, que podem ser um sinal de infecção bacteriana e o tratamento também deve ser orientado pelos médicos.

A tosse com catarro e com sangue pode ser um sinal de tuberculose ou até mesmo uma lesão nas vias respiratórias, neste caso é importante a consulta médica para que possa ser investigado a causa e iniciar o tratamento adequado.

Como combater a tosse com catarro?

Nos casos em que a pessoa tenha tosse com catarro transparente, o recomendado é que ocorra a nebulização para diminuir a espessura e também a quantidade de muco no organismo. Ao realizar este processo,  a respiração vai melhorar, além disso, a secreção será expelida com muito mais facilidade.

Uma dica que parece desnecessária mas que faz toda a diferença é o consumo de água, ou seja, o paciente deve se manter hidratado, isso vai fluidificar as secreções, facilitando também a sua eliminação.

Chás com propriedades expectorantes facilitam a eliminação do catarro, sendo assim, uma otima opção para ajudar a aliviar os sintomas.

Remédio caseiro para soltar o catarro

Existem algumas opções de remédios caseiros que vão auxiliar a soltar o catarro e também aliviar os sintomas, aqui vão algumas receitas para auxiliar.

  • Inalar o vapor de água fervida com 1 colher de sal grosso e 1 gota de óleo essencial de eucalipto;
  • Tomar o chá da casca da cebola com mel e 1 pitada de pimenta branca, 2 vezes ao dia;
  • Tomar o suco de 1 laranja com 1 limão, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis;
  • Comer alimentos ricos em vitamina C como laranja, tangerina e pimentão cru, porque isso fortalece o sistema imunológico. Além disso, pode fazer um suco de laranja com agrião e tomar todos os dias.
Publicidade