Prefeitura de Osasco

 O que pode causar flebite? – A flebite também é conhecida como tromboflebite, que é uma formação de coágulo sanguíneo que ocorre no interior de uma veia, atrapalhando assim o fluxo do sangue.  Com essa obstrução, acaba ocorrendo inchaço no local, vermelhidão e também dor no local que foi afetado.

Considerada uma urgência médica, a flebite pode causar problemas mais sérios como a trombose venosa profunda, ou até mesmo a embolia pulmonar.

Sintomas da flebite 

Existem dois tipos de avisos que o corpo oferece nos casos de flebite. Quando é uma flebite superficial, o sintoma é inchaço e vermelhidão na veia e também na pele, causando muita dor e também palpitações.

Nos casos de flebite profunda, os sintomas são, veia sobressaltada, inchaço no membro afetado, dor no local afetado. Além disso, pode haver vermelhidão e calor no membro comprometido. O que pode causar flebite?

 O que pode causar flebite? – Tratamento para a flebite

O tratamento da flebite pode ser feito de diferentes formas, tudo vai depender do nível de cada uma. Para a tromboflebite superficial é recomendado o uso de anticoagulantes, utilização de pedras de gelo no local, elevação da perna com apoio de travesseiro, uso de meias de compressão elástica.

Também é recomendado a aplicação de gaze molhada com óxido de zinco. O médico também pode recomendar a utilização de remédios anti inflamatórios.

Para os casos de tromboflebite profunda, o médico pode recomendar o uso de anticoagulantes como Heparina, Varfarina ou Rivaroxaban, que vão auxiliar na diminuição da formação de trombis, evitando complicações cardíacas e até mesmo pulmonares.

Lembrando que, é fundamental o acompanhamento médico durante todo o tratamento, que pode ter de 3 a 6 meses de duração, tudo vai depender da gravidade do caso.