Prefeitura de Osasco

Em entrevista ao Diário da Região, o secretário de saúde, José Carlos Vido, descartou a segunda suspeita de febre amarela na cidade. De acordo com informações um rapaz, internado desde terça-feira, no PS Jardim D’abril, tinha suspeita de ter contraído a doença.

O jovem, apresentou febre alta, um dos sintomas da doença, que por si só não caracteriza febre amarela. A administração da unidade optou por deixar o rapaz em observação pois ele esteve na região de Mairiporã, município com surto da doença.

Exames foram realizados, mas a febre do paciente cessou e nenhum novo sintoma foi apresentado. Desta forma o corpo médico da unidade descartou a possibilidade de febre amarela.

Segundo Caso

Até o momento, Osasco, não tem nenhum caso confirmado oficialmente, já que o jovem que faleceu no último domingo, e que também esteve em Mairiporã, não teve os exames conclusivos emitidos, o resultado demora em média 30 dias. Todas as informações sobre este caso são extraoficiais.

Os boatos nas redes

Evidentemente que a febre amarela pode se tornar uma epidemia, e deve ser tratada como tal. Entretanto, o que temos visto nos últimos dias é um caos coletivo. Boatos se espalham na velocidade da luz. Portanto é preciso cuidado com estas informações, já que grupos e pessoas criam estas informações com o objetivo de trazer desespero para a população.