Prefeitura de Osasco

Sintomas de ácido úrico alto – O ácido úrico é uma substância comum no organismo de todas as pessoas, e em sua grande maioria, não causa nenhum tipo de problema de saúde, já que o mesmo é eliminado pelos rins, porém, em alguns casos, pode trazer algum problema renal que está diretamente relacionado a presença no mesmo em nosso corpo.

Em sua grande maioria, o ácido úrico não traz grandes problemas para a saúde, mas merece atenção e cuidados especiais.

O ideal é controlar o ácido úrico de acordo com o que é consumido, melhorando assim os desequilíbrios do organismo, para isso, é importante consumir alimentos ricos em água e pobres e, proteínas.

Sintomas de ácido úrico alto

O ácido úrico apresenta alguns sintomas em nosso organismo que são fáceis de identificar, sendo eles:

  • Dor e também inchaço no dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos;
  • Dificuldade na movimentação da articulação afetada;
  • Vermelhidão local;
  • Alta temperatura do local afetado;
  • Deformação da articulação.Sintomas de ácido úrico alto

Causas do ácido úrico elevado

O ácido úrico elevado pode ser decorrente do consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, como é o caso da carne vermelha, frutos do mar e também, peixes.

O alto consumo destes alimentos pode fazer com que o ácido úrico seja mais elevado, assim como o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, que faz com que a produção de urato aumente. Consumir muitos produtos com alto gordura saturada também aumenta o risco de resistência à insulina e a obesidade, que diminuem a eliminação de urato pelos rins.

Tratamento para ácido úrico alto

O tratamento para cuidar do ácido úrico alto é feito diretamente com um médico reumatologista, que geralmente inclui remédios como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, que vão auxiliar a baixar o ácido úrico do organismo.

Além disso, esses medicamentos podem ser associados com anti-inflamatórios que vão auxiliar nas dores das articulações.

Acompanhado dos medicamentos, é fundamental realizar uma dieta para ácido úrico, evitando assim alimentos ricos em purina, dando sempre preferência para alimentos naturais, deixando os industrializados de lado.