Prefeitura de Osasco

Em grupos de WhatsApp, pais e moradores reclamam da falta de segurança na entrada e saída de alunos e organizam manifestação. Prefeitura anunciou medidas

Uma série de mensagens de conteúdo duvidoso que circulam nas redes sociais e no WhatsApp têm causado pânico entre pais, alunos e professores das cidades da região oeste da Grande SP, que compõem o consórcio Cioeste, como é o caso de Santana de Parnaíba.

A reportagem do GIRO apurou que algumas famílias têm optado por não enviar os filhos à escola nos últimos dias, em virtude da sensação de terror e pânico que impera em toda a região. Na tarde desta terça-feira (11), pais de alunos e moradores de Santana de Parnaíba devem promover, em frente à Câmara Municipal, manifestação pacífica em busca de segurança, com a pauta “Policiais nas escolas Já!”.

Em uma das mais recentes publicações, uma pessoa, não identificada, afirma que “ocorrerá um massacre em todas as escolas públicas do município, principalmente no Colégio Municipal Governador Mário Covas Júnior, localizado no bairro Parque Santana”. A mensagem diz ainda: “vamos matar alunos com machados e canivetes sem piedade e sem dó”.

GCM na entrada e saída das escolas

Em virtude dos últimos acontecimentos, a Prefeitura adotou novo modelo de segurança escolar, com a disposição de guardas municipais nas entradas e saídas das instituições de ensino. Além disso, a ronda escolar foi intensificada nos demais períodos no entorno das escolas. De acordo com a administração municipal, os colégios municipais possuem catraca com reconhecimento facial, são monitorados por mais de 1.200 câmeras e contam com controlador de acesso.

A Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba divulgou nesta terça-feira uma carta aberta às famílias. No documento, o órgão destaca a importância da aliança entre família e escola. “Vamos trabalhar juntos para que nossos estudantes se sintam acolhidos, seguros protegidos em nossos colégios”, diz trecho.

FONTE GIRO S/A