Prefeitura de Osasco

Quais são as causas da esquizofrenia? – A causa exata da esquizofrenia é desconhecida e provavelmente envolve uma combinação de fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos.

o que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta cerca de 1% da população mundial. É uma doença crônica que geralmente se desenvolve na adolescência ou início da idade adulta, e que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa, incluindo seus pensamentos, emoções, comportamentos e relacionamentos.

Os sintomas da esquizofrenia podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente envolvem uma combinação de delírios (crenças falsas), alucinações (percepções falsas), pensamentos desordenados, emoções embotadas ou inadequadas e dificuldade em se comunicar ou se relacionar com outras pessoas.

Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em duas categorias principais: sintomas positivos e sintomas negativos. Os sintomas positivos incluem delírios, alucinações, pensamentos desordenados e comportamentos bizarros, enquanto os sintomas negativos incluem emoções embotadas, falta de motivação e dificuldade em se comunicar ou se relacionar com outras pessoas.

A esquizofrenia é uma doença crônica que pode ser tratada, mas não curada. O tratamento geralmente envolve medicação antipsicótica para ajudar a controlar os sintomas, bem como terapia e suporte psicossocial para ajudar a pessoa a lidar com os desafios da vida com a doença. Com o tratamento adequado, muitas pessoas com esquizofrenia podem levar uma vida plena e satisfatória.

Quais são as causas da esquizofrenia?

Fatores genéticos: A esquizofrenia é conhecida por ocorrer em famílias, o que sugere que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a probabilidade de desenvolver esquizofrenia é maior se um parente próximo, como um irmão ou pai, tem a doença.

Fatores ambientais: Vários fatores ambientais, como complicações durante o parto, infecções virais no início da vida, abuso de substâncias e estresse extremo, foram associados ao aumento do risco de desenvolvimento de esquizofrenia.

Neuroquímica: Algumas evidências sugerem que a esquizofrenia pode estar relacionada a um desequilíbrio de neurotransmissores, como dopamina e glutamato, no cérebro. Esses neurotransmissores desempenham um papel importante na comunicação entre as células cerebrais.

Além disso, a estrutura e a função do cérebro também parecem ser afetadas em pessoas com esquizofrenia. As regiões do cérebro envolvidas na percepção, pensamento e emoção parecem funcionar de maneira diferente em pessoas com a doença.

No entanto, é importante lembrar que a esquizofrenia é uma condição complexa e que a combinação exata de fatores que contribuem para o seu desenvolvimento pode variar de pessoa para pessoa.