Prefeitura de Osasco

Na manhã desta quarta-feira (8), o Portal do Trabalhador, na região central, foi reaberto à população. Durante a cerimônia, que a presença de secretários municipais e vereadores, o prefeito Rogério Lins afirmou que, em breve, a unidade da zona sul, no Jardim Santo Antônio, será reaberta e uma nova unidade na zona norte será criada.

“No segundo semestre a gente deve reabrir o Portal do Trabalhador da zona sul. Obviamente tem o trâmite legal, mas é burocrático. Temos que fazer tudo  dentro do trâmite legal e o prazo do andamento não é o que a gente gostaria”, afirmou Lins.

O Portal do Trabalhador oferece diversos serviços à população. Dentre eles, destacamos a oferta de vagas de emprego, inscrição no Seguro Desemprego, emissão de carteira de trabalho, programas sociais e cursos profissionalizantes.

Fila por busca de emprego já se formou nas primeiras horas do dia. (Foto: Sergio Gobatti)

A unidade do Portal do Trabalhador foi fechada no ano passado, pelo ex-prefeito Jorge Lapas. Lins, evitou responsabilizar o gestor anterior pelo fechamento, mas a Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, explicou como conseguiu captar os recursos federais para manter o espaço em funcionamento. “Usamos canais como a deputada Renata Abreu (PTN) para que nos ajudasse. O problema é ter a produtividade. Se tiver a produtividade e tiver o trabalho funcionando de forma adequada, o recurso vem, como sempre veio desde 2005. Já o município vai colocar parte do recurso”, completou Dulce.

A prefeitura estima que mais de 20 mil vagas de emprego sejam captadas durante os próximos quatro anos e que mais de 200 mil pessoas sejam atendidas.

O Portal do Trabalhador fica na rua Fiorino Beltramo, 300, próximo ao Osasco Plaza Shopping. O atendimento é de segunda à sexta, das 8h00 às 17hrs.