Prefeitura de Osasco

O clima na política de Osasco está pegando fogo, às vésperas, da votação das contas referentes ao exercício de 2013. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo deu parecer desfavorável e sinalizou que as contas do ex-prefeito não atingiram o mínimo constitucional de 25% que deveriam ser investidos em educação.

Na nota, assinada pelo PDT Osasco, o partido destaca pontos importantes e conquistas da educação durante a gestão Jorge Lapas e faz apontamentos que considera que os vereadores que votarão as contas deveriam levar em consideração, segue a nota:

“A Câmara Municipal de Osasco deve julgar nos próximos dias as contas referentes ao exercício de 2013, primeiro ano da gestão Jorge Lapas (PDT). Os vereadores terão a oportunidade de apreciar o parecer do TCE e constatar que o tribunal desconsiderou recursos aplicados em projetos como o Recreio nas Férias e o desfile de Sete de setembro, além do kit lanche, como gastos em educação. Daí o percentual total ter ficado em 24,61%, de acordo com o TCE, e não os 25%, conforme a prefeitura. O mais importante é que em nenhum momento houve recursos gastos indevidamente, mas, apenas e tão somente, divergências no entendimento conceitual sobre a aplicação destes.
Temos plena convicção que Lapas realizou um governo comprometido com o desenvolvimento, investindo em setores importantes, como na educação, onde grandes avanços ocorreram. Foram abertas mais de 5 mil vagas apenas na educação infantil, um avanço de 10 mil para 15 mil.
A cidade ganhou mais nove escolas: Alto do Farol, Munhoz Junior (2), Jd. Aliança, Jd. Bonança, Parque Palmares, Jd. Veloso, Jd. D’abril e Jd. Adalgisa. E as escolas do Jd. São Pedro e Jd. Novo Osasco tiveram suas obras iniciadas.
Osasco conquistou o selo “Município Livre do Analfabetismo” e ultrapassou a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Alcançou Nota A do Tribunal de Contas (TCE) em 2015, ano em que também foi finalista do 5º prêmio “Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência”.
Foi implantada a Creche Noturna e realizados investimentos em programas, como “Escola o Tempo Todo”, “O Líder em Mim” e Escola Vai pra Casa, além do desfile cívico de 7 de setembro, transformado em uma grande manifestação da educação.
Nós, do PDT, temos a certeza e esperança que os vereadores se pautarão pelo bom senso e, movidos pelo mais absoluto espírito republicano, aprovarão as contas de 2013 do município de Osasco.”