Prefeitura de Osasco

Muito se houve falar sobre o tétano,  porém Muitas pessoas não sabem exatamente o que é, como é transmitido, qual o seu tratamento e quais são os seus principais sintomas.  por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o tétano, e tudo o que você precisa saber sobre esta doença.

O que é Tétano?

O tétano é uma grave doença bacteriana que acaba afetando o sistema neurológico, que se não Tratado de forma correta pode levar à morte.

a infecção por tétano se dá início quando os esporos da bactéria transmissora entram em contato com o corpo por meio de uma ferida ou algum ferimento. Neste momento é liberado bactérias que se espalham pela corrente sanguínea e produz um veneno chamado tetanospasmina.

Quando este veneno entra em contato ele acaba bloqueando os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos,  resultando assim em espasmos musculares intensos, em alguns casos tão fortes que podem romper os músculos e causar até mesmo fratura na coluna.

Sintomas do Tétano

Os sintomas do tétano não aparece logo após o Contágio, geralmente entre a infecção e os primeiros sintomas pode demorar de uma a três semanas. Sendo que, o período de incubação da bactéria é de em média 7 a 8.

Os principais sintomas do tétano são:

  • Espasmos e rigidez no maxilar
  • Rigidez nos músculos do pescoço e da nuca
  • Rigidez nos músculos do abdômen
  • Espasmos corporais que provocam dor e duram por vários minutos, geralmente causados por sons altos, toque físico e sensibilidade à luz
  • Febre
  • Sudorese
  • Hipertensão
  • Batimentos cardíacos acelerados

Como prevenir o Tétano

A melhor prevenção contra o tétano é por meio da vacinação,  após tomar a primeira dose da vacina deve-se esperar 10 anos para tomar a segunda, desta  forma irá garantir a imunização contra a doença.

Tratamentos do Tétano

Não existe um tratamento específico para o tétano,  o tratamento será para fechar a ferida cicatrizar a mesma,  por onde entram os esporos da bactéria. Também será utilizado medicamentos para tratar os sintomas da doença.

Também é recomendado limpar corretamente a região machucada,  evitando assim maiores complicações e agravamentos. Em casos mais graves, o médico pode solicitar suporte respiratório com oxigênio para melhorar os sintomas.