Prefeitura de Osasco

Sem dúvida nenhuma Você já ouviu falar da fimose,  porém Muitas pessoas não sabem realmente o que é a fimose, o que  causa a fimose, Quais são os tratamentos mais adequados e tudo mais. Então, acompanhe aqui todas as informações necessárias para você saber um pouco mais sobre a fimose.

O que é fimose?

Muitas pessoas acreditam que a fimose é a pele que fica envolta da glande do pênis porém não é isso. a fimose acontece quando a prega que envolve a glande fica estreita demais, impedindo assim a sua passagem.

Com essa dificuldade de passagem,  acaba sendo difícil também a limpeza completa do local, podendo causar diversos problemas já que o acúmulo de bactérias aumenta  podendo assim gerar diversas infecções no local.

Sintomas da fimose

Os sintomas da fimose são bem comuns,  acontece geralmente em bebês, porém, vale lembrar que a fimose não impede o crescimento e o desenvolvimento normal do pênis, porém deve sim ser tratado para evitar complicações como infecções graves já que existe a dificuldade de limpeza total da região.  Veja aqui os principais sintomas da fimose.

  • Dificuldade ao urinar, com dor ou ardor;
  • Dor durante a ereção;
  • Secreções no pênis, com mau cheiro;
  • Dificuldade em controlar a vontade de urinar durante a noite;
  • Sangramento, especialmente ao forçar a pele.

O que causa a fimose?

Não existe uma causa específica para o aparecimento da fimose, porém alguns médicos acreditam que alguns itens podem sim facilitar o aparecimento da mesma.

Assaduras estão entre as causas mais comuns para o aparecimento de fimose nas crianças, já que elas podem causar cicatrizes e retirar a pele tornando assim o anel do prepúcio mais estreito.

Mesmo sendo raro,  a fimose pode aparecer em adulto, já que aparece devido às cicatrizes. geralmente pessoas com diabetes e com infecções repetidas da pele do pênis tem mais tendência a ter fimose.

Tratamento para fimose

O tratamento para fimose pode ser feito à base de pomada com corticoide, estas pomadas possuem propriedades anti-inflamatórias e também analgésicas, facilitando que a pele deslize sobre a glande.

Em casos mais extremos é recomendado fazer uma cirurgia chamada de postectomia. Vale lembrar que esta cirurgia é bem simples.

O tratamento mais adequado deve ser receitado pelo médico já que a situação pode ser naturalmente solucionada até os 3 ou 4 anos da criança.