Prefeitura de Osasco

Com toda certeza você já ouviu falar da caxumba, mas você sabe quais são os sintomas, os tratamentos e também a causa dessa doença?  Hoje vamos falar um pouco mais sobre a caxumba, sobre essa infecção viral que afeta a milhares de brasileiros todos os anos. Acompanhe aqui tudo que precisa saber sobre esta doença.

O que é a caxumba?

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas,  que é um dos três pares de glândulas que produzem a famosa saliva. Situadas entre as orelhas e a frente dela,  essas glândulas acabou ficando inchada com a presença da caxumba.

Porém Vale lembrar que, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, que estão todas localizadas próximo ao ouvido.

muito mais comum em crianças, a caxumba também pode atingir os adultos, o importante é sempre descobrir a mesma com muita rapidez, evitando assim maiores complicações da doença.

Sintomas caxumba?

É possível que algumas pessoas tenham a doença e não apresenta nenhum tipo de sintoma, porém eles costumam aparecer após duas ou três semanas do contato da pessoa com o vírus.

O primeiro sintoma que destacamos Sem dúvida nenhuma é um inchaço das glândulas salivares, porém outros sintomas comuns são:

Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Fadiga e fraqueza
  • Perda de apetite
  • Dor ao mastigar e engolir.

Tratamento caxumba?

De um modo geral a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, sendo assim,  não existe um tratamento exclusivo para a doença, o tratamento é baseado somente em uso de analgésicos e anti térmico, que  vão melhorar os sintomas da doença.

De qualquer forma é fundamental procurar um médico, realizar os exames específicos para identificação da doença, e é recomendado também  o repouso até a melhora dos sintomas, boa higiene bucal e alimentação líquida ou semi sólida, sendo assim mais fácil de engolir e não machucando tanto a garganta.