Facebook: Alcance e engajamento nas publicações

Advertisement
Advertisement

Vamos falar um pouco sobre a gestão de páginas no Facebook. Grande parte do que você lê aqui pode ser adaptado para o usuário normal que faz uso de um perfil.

Como tema deste artigo, não falarei sobre coisas que dão certo ao gerir uma página. Vou fazer diferente e destacar erros que observo que as pessoas cometem com certa frequência.

✔ Horário de Publicação

É comum que, durante a madrugada, venha aquela inspiração e você coloque os dedos para trabalhar, produzindo um ótimo artigo. Ao publicar, você acaba frustrado por perceber que ninguém curtiu sua publicação.

Isso ocorre por um único fator: as pessoas dormem. Parece brincadeira, mas, durante a madrugada, é natural que menos pessoas estejam online. Ao amanhecer, uma série de outras publicações acabam disputando espaço com o seu “super post”. Por isso, optar por publicar durante o dia, quando o número de usuários é maior, ajuda muito.

Só para registro, estou escrevendo esse artigo às 03h43 da madrugada, ou seja, vou deixá-lo guardado e só publicarei quando acordar.

img_6310

✔ Conheça seus seguidores

Ok, parece óbvio, mas é necessário que você analise quem são as pessoas que curtem sua página. Através das métricas disponíveis para páginas, é possível saber se o público é composto por homens, mulheres, qual a idade média do público e uma série de dados, que ajudarão a pensar no conteúdo a ser criado.

Mas esses dados não são suficientes. É preciso fazer testes com o tipo de conteúdo. Não há uma receita de bolo, não podemos cravar que vídeos, links, textos, live ou imagem dão melhor resultado. Tudo vai depender do seu público, então veja como ele reage com os diferentes tipos de postagens.

✔ Foque no conteúdo

Não é possível definir qual tipo de conteúdo dá melhor resultado, porém, sabemos que textos longos acabam cansando o usuário. Entretanto, isso não é uma regra, já que determinados assuntos demandam um texto maior (como este artigo ?). Avalie o conteúdo e tente deixá-lo mais conciso, enxuto e de fácil leitura.

Veja também  Desciclopédia no Facebook? As mensagens estranhas seriam um bug?

✔ Frequência de publicações

Erra quem pensa que o Facebook trabalha melhor com um número excessivo de postagens. Quanto mais você postar, menor será seu alcance. Isso é resultado do Edge Rank, este algoritmo criado pelo Facebook filtra o que os usuários irão receber em sua linha do tempo.

Com sorte, um número excessivo de postagens acaba chegando agrupado na linha do tempo dos usuários. Por isso, é importante intervalar suas postagens durante o dia.

Além disso, o excesso de postagens pode gerar um número maior de “ocultações” de postagens por parte dos seguidores. Se isso acontece, não adianta espernear. O Edge Rank vai entender que aquele conteúdo não é relevante e acabará impedindo que o conteúdo vá para outros usuários, diminuindo o universo do alcance da publicação. Meu amigo, se isso acontece, bons meses de trabalho serão necessários para que a página se recupere.

Há controvérsias sobre o número ideal de postagens por dia. Muitos dizem que o ideal é que uma página tenha algo em torno de 60 publicações/mês. Tive ótimos resultados com 120 publicações, quatro publicações por dia, com bom intervalo de tempo.

✔ Negligenciar o leitor

Se um seguidor se dá ao trabalho de deixar um comentário em determinada publicação, você pode agradecê-lo. Interagir com o visitante é importante na engenharia social, pois, além de mostrar aos outros que você se importa, você pode fidelizar aquela pessoa estimulando-a a comentar mais vezes.

Por ser um espaço público, é natural que existam críticas e você deve saber lidar com elas. Se puder resolver, resolva! Simples assim. ??

Agora, depois de ler isso tudo, você sabe me dizer se está fazendo um bom uso da sua página? ?

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 17

Facebook: Alcance e engajamento nas publicações
Advertisement