Prefeitura de Osasco

Exame de toque retal: quando é indicado, como é feito e dói? – O famoso exame de próstata é um procedimento rotineiro, que tem o intuito de fazer a avaliação desta região do corpo masculino.

O grande problema deste exame é o preconceito que rodeia o mesmo, já que muitos homens acreditam não ser necessário ou ate mesmo, se sentem invadido com o mesmo.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Exame de toque retal: quando é indicado, como é feito, resultado e dor, informando assim tudo o que você precisa saber sobre esse exame que é tão importante.Exame de toque retal: quando é indicado, como é feito e dói?

A realização do exame é um ótimo preventivo para o câncer, já que, ao realizar o exame, o médico pode detectar alterações na glândula, aparecendo nódulos ou áreas mais endurecidas, levando assim a suspeita e ate mesmo o tratamento do câncer de próstata.

O que é a próstata? – Exame de toque retal: quando é indicado, como é feito e dói?

Considerada uma glândula presente somente no organismo masculino, ela esta localizada abaixo da bexiga, e sua principal função é produzir fluido que, junto com os espermatozoides, constroem o sêmen.

A próstata começa a se desenvolver no período da adolescência, chegando ao tamanho de uma noz, ou seja, com aproximadamente 3 cm de tamanho.

Conforme a glândula vai crescendo, a mesma vai crescendo, pressionando a uretra e podendo causar problemas ao urinar e também na bexiga.

Como é feito o exame de próstata?

O famoso exame de toque é realizado nos consultórios médicos durante uma consulta de rotina ao urologista, ele ira solicitar que você retira sua roupa e deite na maca.

Cada médico tem uma posição preferida para a realização do exame, podendo assim ser feito deitado na cama na posição ginecológica, deitado de lado, ou em pé, com flexão de abdômen sobre a maca.

O médico urologista irá introduzir o dedo enluvado e lubrificado na região retal. O exame todo dura em média 10 segundos para ser realizado, lembrando que este exame é totalmente indolor, mas pode sim causar algum tipo de incômodo.

Para que serve o exame de próstata e quando é indicado o mesmo?

O ideal da realização do exame é para coletar informações importantes como a presença de lesões perianais, tônus muscular, aspecto da mucosa do reto, hemorroidas, tumores de reto, volume da próstata e detalhes da anatomia da glândula como consistência e sensibilidade.

Porém, não existe um consenso entre os médicos sobre a idade ideal para iniciar as consultar com o urologista, porem, a sociedade brasileira de Urologia recomenda que o exame seja feito a partir dos 50 anos, porém, pessoas com histórico familiar do câncer de próstata devem realizar os mesmos a partir dos 40 anos de idade, sendo sempre realizado uma vez por ano.