Prefeitura de Osasco

Professores e alunos de uma escola estadual no extremo norte da cidade denunciam situação de abandono, por parte do Governo do Estado. Os problemas estruturais vão do teto, que está quebrado, e com grandes goteiras, ao piso que de tão gasto está praticamente no barro.

Em algumas salas, quando chove, os alunos se juntam no canto da sala para que possam ter aulas sem que a água molhe cadernos e materiais escolares. Já em outras salas, devido as goteiras, as aulas acabam suspensas. Além disso, árvores que ficam no terreno necessitam de podas e cortes, algumas colocando em risco a segurança dos alunos.

“Há vinte anos trabalho nessa escola, e há vinte anos esperamos por uma reforma.”, denúncia um dos professores da escola estadual.

Problemas na parte elétrica da escola também mostram a grave situação estrutural da unidade, já que o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é bem rígido para ser obtido. Nossa reportagem fez uma consulta e não consta AVCB no endereço da escola.

Conversamos com o vereador Josias da Juco, que mostrou-se preocupado com a situação e se comprometeu a mobilizar-se com outros vereadores para cobrar do governador, Geraldo Alckmin, melhorias, não só para essa unidade, tendo em vista que não é um caso isolado. “O aluno já tem uma grande dificuldade em permanecer nas aulas. Este tipo de situação desestimula ainda mais a sua permanência na escola”, lamentou Josias.