Prefeitura de Osasco

Após mostrarmos o total abandono da Escola Estadual (EE) Aureliano Leite, na Vila Menck, a Diretoria Regional de Ensino de Osasco informou que a unidade passará por ampla reforma no valor de R$ 1,8 milhões.

Em algumas salas, quando chove, os alunos se juntam no canto da sala para que possam ter aulas sem que a água molhe cadernos e materiais escolares. A Secretaria Estadual de Educação informou que o problema foi culpa das “fortes chuvas ocasionaram a queda de galhos de árvores que quebraram telhas e causaram a infiltração em duas salas.

Em nota a Secretaria disse também que “o reparo das telhas já está em andamento e deve eliminar o problema até segunda-feira, 05. Vale ressaltar que as manutenções na unidade são constantes”.

Questionada quanto aos prazos para reforma, a Educação não deu data para reforma geral.

Entenda o caso

Professores e alunos da escola denunciaram a situação de abandono, por parte do Governo do Estado, a nossa reportagem.

Os problemas estruturais vão do teto, que está quebrado, e com grandes goteiras, ao piso que de tão gasto está praticamente no barro.

Em algumas salas, quando chove, os alunos se juntam no canto da sala para que possam ter aulas sem que a água molhe cadernos e materiais escolares. Já em outras salas, devido as goteiras, as aulas acabam suspensas. Além disso, árvores que ficam no terreno necessitam de podas e cortes, algumas colocando em risco a segurança dos alunos.

Problemas na parte elétrica da escola também mostram a grave situação estrutural da unidade, já que o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é bem rígido para ser obtido. Nossa reportagem fez uma consulta e não consta AVCB no endereço da escola.