Prefeitura de Osasco

O Estado de São Paulo registra até quarta-feira (13), mais de 205 mil casos confirmados de dengue nos primeiros meses de 2024, de acordo com dados do Painel de Monitoramento coordenado pela Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika. Além disso, o Estado também registra 62 mortes em decorrência da doença nesta quarta-feira (13).

As 12 cidades que integram a Região Metropolitana Oeste somam 4.136 casos confirmados. Osasco segue como a cidade com maior número de casos (2.212); na sequência está Cotia (790). Em terceiro lugar aparece Santana de Parnaíba (364), seguida por Cajamar (353).

Portal “Dengue 100 Dúvidas”

Para ajudar no combate à doença, começou no dia 26 de fevereiro, o portal “Dengue 100 Dúvidas”, lançado pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os cidadãos terão acesso a um serviço que esclarece as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. O site faz parte do conjunto de anúncios realizado pelo Comitê de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo.

O portal reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. Além de orientar sobre o combate ao mosquito, a ação ajuda a desmistificar fake news que circulam nas redes sociais. Basta acessar www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Ações casa a casa

Já a Defesa Civil do Estado tem mobilizado as equipes para intensificar a orientação à população e reforçar as ações de combate ao mosquito nas residências. Para os municípios que necessitem de apoio da Defesa Civil ou do Exército para as atividades de campo no dia D, está disponível um e-mail disponível para receber as solicitações: [email protected].

O Estado também entregou para todas as prefeituras a campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, um material didático e comunicativo para distribuição à população. Estes informes também serão distribuídos para todas as escolas públicas do estado, tanto municipal, quanto estadual, e podendo ser distribuído também nas escolas particulares.

FONTE GIRO S/A