CPTM vai privatizar linhas 8 e 9

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O governo do Estado de São Paulo lançou o edital para “Chamamento Público” para estudar a Parceria Público Privada (PPP), que é a concessão patrocinada, dos serviços públicos de transportes de passageiros na linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Essa é uma fase preliminar de estudos antes da escolha da melhor oferta de concessão.

A linha 8-Diamante que liga a cidade de Itapevi à Julio Prestes, na Capital, tem 41 km de extensão e atualmente transporta 500 mil passageiros por dia atendendo seis municípios da região sendo São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi além da interligação com a linha 9-Esmeralda com 31,8 km que vai de Osasco ao Grajaú transportando 600 mil usuários.

A concessão contempla a adequação, operação, conservação, manutenção modernização do trecho das vias da estatal. A previsão é que a iniciativa privada entre com R$ 3 bilhões e o governo com mais R$1 bilhão.

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A ideia do comitê de parcerias é chegar a uma modelagem ideal de concessão das duas linhas da CPTM, algo parecido com o que foi feito para outra concessão, a das linhas 5 e 17 do Metrô. As empresas oferecerão com isso formas de parcerias público-privada que atendam aos requisitos do edital. Entre eles está a operação e manutenção dos trens, vias e estações e também a reforma do material rodante a partir do 15º ano de concessão – ponto pouco claro, dando a entender que a atual frota seria apenas atualizada.

Procurada a CPTM não retornou os contatos da reportagem para comentar sobre o assunto.

Com informações da RF

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