Prefeitura de Osasco

As crianças, em seus primeiros anos de vida, tem o organismo bem frágil e muito sensível, ficando doentes com muito mais facilidade. Porém, existem formas de proteger os bebês dos principais problemas de saúde.

Resfriado

O resfriado comum é uma das causas mais frequentes das idas ao hospital, ainda mais nos períodos mais frios e chuvosos. A transmissão ocorre, geralmente, através das mãos, bocas, saliva, muco e também secreções. Os sintomas são congestão nasal e coriza, acompanhados de tosse, espirros, irritação nos olhos e pode causar febre também.

Faringoamigdalite

Esse é um processo inflamatório muito comum, que pode afetar as amígdalas e também a faringe. Essa inflamação acontece com muita frequência nos três primeiros anos de vida de uma criança, por isso, os pais devem ficar atentos. Quando os sintomas aparecerem, é fundamental procurar um médico, evitando que essa inflamação se torne algo mais forte, como doença reumática e nefrite. O tratamento desta inflamação é feito com antibiótico, somente sob prescrição médica.

Proteja seus filhos das doenças mais comuns na infância. (Divulgação)
Proteja seus filhos das doenças mais comuns na infância. (Divulgação)

Otite Média Aguda

Depois do resfriado, a otite é maior causa da ida dos pais com os pequenos até o hospital. Nos primeiros dias, é possível que as crianças não apresentem febre e nem dor. Porém, com o avanço da infecção, é normal que as crianças sintam sintomas de resfriado, irritabilidade, sensibilidade nos ouvidos e até mesmo a secreção purulenta. É fundamental que os pais tenham cuidado, já que se não for bem tratada ou até mesmo com a recorrência, pode acarretar na deficiência auditiva, além de atrasos no desenvolvimento e também no aprendizado.

Laringite

Laringite é uma infecção viral, que tem como característica uma tosse rouca, que geralmente aparece na madrugada e muitas vezes tem sua cura espontânea. Porém, é fundamental ficar atento, pois pode levar à insuficiência respiratória aguda. O tratamento é feito com antialérgicos e anti-inflamatórios.