Prefeitura de Osasco

De um tempo para cá, muito tem se falado sobre a depressão, mas o que poucas pessoas sabem é que a depressão também pode surgir em crianças e bebês. Mesmo sendo uma doença considerada de adulto, cerca de 5% das crianças de até 12 anos acabam sofrendo com essa doença.

A depressão nas crianças pode aparecer por diversos motivos, entre eles os maus-tratos, depressão da mãe e até mesmo abandono do menor.

Quanto menor a criança, mais difícil o diagnóstico. Por isso mesmo, é fundamental ficar atento aos menores sintomas, pois quanto antes descoberta, antes o tratamento terá eficácia e será bem sucedido.

Crianças e bebês também sofrem com a depressão (Imagem: ABC)
Crianças e bebês também sofrem com a depressão (Imagem: ABC)

Sintomas da depressão infantil

Um grande problema no diagnóstico da depressão infantil, é que as crianças tem dificuldade de se expressar, dificuldade de falar que está deprimida. Primeiro porque não sabe como expressar esse sentimento e segundo, é algo novo, que ela não sabe como descrever e por isso mesmo, muitas vezes, as crianças acabam dizendo que estão com algum tipo de dor física, porque é bem mais fácil e mais simples de falar dos sintomas.

Alguns sintomas que podem ser percebidos pelos pais ou responsáveis é a falta de apetite, a seleção dos alimentos na hora de comer, criança muito quieta, criança com medo ou até mesmo insegura.

Se estes sintomas estiverem presentes, é fundamental procurar um médico para analisar a criança e verificar o melhor tratamento.