Prefeitura de Osasco

A dieta low carb vem sendo uma ótima opção para aqueles que desejam perder peso, nesta dieta, a orientação é que o consumo de carboidratos caia para no máximo 40% em todo o seu dia, ou seja, você vai sair de um consumo médio de 55% de carboidratos para uma dieta baseada em 40% de carboidratos, o que pode parecer pouco, mas que faz muita diferença em um processo de emagrecimento.

Além disso, ao realizar a dieta low carb, é fundamental priorizar os alimentos que contem carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo, e ótimas opções de alimentos nesta categoria são o arroz integral e também a batata doce. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras também vai auxiliar o seu organismo, ja que ele estimula o método de emagrecimento.

Como a dieta low carb ajuda a emagrecer

Os benefícios da dieta low carb são bem variados e desde que a dieta seja realizada de forma correta, pode trazer incríveis benefícios para a saúde, sendo alguns deles:

Prevenção da diabetes:  como a ingestão de carboidratos diminui e a prioridade são alimentos com índice glicêmico baixo ou moderado, essa dieta propõe que a produção de insulina no seu organismo diminua, fazendo com que a resistência a diabetes seja maior.

Proporciona saciedade: Quando falamos de fontes de carboidratos que possuem fibras, como pão integral e arroz integral, essas substancias proporcionam uma absorção mais lenta no organismo, garantindo assim a sensação de saciedade por um período maior.

Auxilia na perda de peso: Ao optar por diminuir o consumo de carboidratos, o teu organismo irá utilizar da energia acumulada no corpo, no caso a gordura, para se manter, desta forma, irá causar a perda de peso.

Alimentos mais indicados na dieta low carb

Quem pensa que somente deixar o arroz, o pão e o feijão de lado já fazem parte da dieta low carb, está muito errado, a dieta vai muito além disso. Quando falamos em verduras e legumes não são todas que entram nesta lista, as principais que entram na dieta são: abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface.

Já com relação as proteínas podemos citar que carnes, peixes, ovos, leites e derivados, soja e quinoa podem ser consumidas sem preocupação, além de proporcionarem saciedade, vão auxiliar e muito nas suas necessidades diárias.

Com relação as frutas, a lista é bem restrita, ja que muitas delas contem a frutose, que é uma fonte de carboidratos, por isso mesmo, as frutas mais recomendadas são morango, coco, melão, pêssego e abacate.

Vale ressaltar que, antes de realizar qualquer dieta, é fundamental procurar um médico, se informar, saber quais são as reais necessidades do seu corpo e da sua saúde.