Prefeitura de Osasco

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou, nesta quarta-feira (7), o decreto de criação do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), sediado em Barueri, na Grande São Paulo. O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou do evento.

O 5º Baep atua na realização de operações especiais, como ações táticas de policiamento preventivo e ostensivo e de controle de distúrbios civis, além do policiamento com cães. O efetivo é resultado da junção das equipes de Força Tática de seis batalhões da região.

“Estamos assinando o decreto de criação do Baep, que é uma Rota fora de São Paulo. Ele tem o mesmo modelo de tropa de elite de batalhão especializado. São 218 policiais e 47 viaturas para proteger os quinze municípios da região”, ressaltou Alckmin.

A unidade especializada atua em todo o território de abrangência do Comando de Policiamento Metropolitano 8 (CPA/M-8), que cobre 15 municípios: Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Embu Guaçu e Juquitiba.

Uma população estimada em cerca de 2,9 milhões de habitantes, espalhados pelos 2.433 km² das 15 cidades, é beneficiada pelo patrulhamento da tropa especializada.

O 5º Baep, comandado pelo tenente-coronel André Luiz de Oliveira, está em atuação desde novembro de 2016. Somente de janeiro a maio deste ano, a equipe realizou 104 prisões em flagrante, recuperou 28 veículos e retirou das ruas 20 armas de fogo ilegais.

“Com a criação do 5º Baep, demos um importante passo para melhorar ainda mais a segurança de toda a região de Barueri. Ele é um batalhão de elite da nossa polícia, que consolida uma ideia de segurança pública de especialização das nossas forças policiais para proporcionar à população um policiamento mais efetivo, eficiente e presente” destacou Mágino.

Atualmente, a unidade está sediada na Rua Duarte da Costa, 215, Parque Imperial, em Barueri. O prédio, que possui 30 salas, 10 banheiros e seis alojamentos, pertence à prefeitura do município.

O Estado conta com outros quatro batalhões de Ações Especiais de Polícia que atuam nas regiões de Campinas (1º), Santos (2º), São José dos Campos (3º) e em parte da zona leste da Capital (4º).

Investimentos

O Governo do Estado investe no reforço dos recursos materiais e humanos da Polícia Militar. Desde 2011, os municípios da Grande São Paulo receberam 1.558 novas viaturas para compor a frota da PM – foram investidos R$ 80,5 milhões na compra dos veículos.

No mesmo período, o efetivo da Polícia Militar da Grande São Paulo ganhou o reforço de 3.993 soldados e 298 bombeiros. Ainda estão em formação, nas academias, 875 futuros policiais militares.

Além disso, estão em andamento concursos públicos para a contratação de 2.293 soldados, 131 oficiais e 74 tenentes-médicos.