Prefeitura de Osasco

No começo deste mês, o Diretório Municipal do PT de Santana de Parnaíba lançou o nome de André Bastianon para concorrer a vaga no legislativo da Câmara Federal. André Bastianon é um jovem, nascido e morador até hoje da cidade de Santana de Parnaíba, está se formando em Ciências Sociais e atualmente preside o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, militou desde o movimento estudantil como secundarista e a partir de então trilhou o caminho da construção de políticas públicas. Neste espaço atuou dentro de associações e coletivos ligados a cultura e educação e como servidor público, nas áreas de Juventude e Assistência Social. Atualmente, além de presidir o PT, participa ativamente do Setorial de Cultura e da Secretaria de Juventude do partido.

Qual o propósito da sua pré-candidatura?

Ao colocar minha pré candidatura, me proponho a combater firmemente o golpe parlamentar de 2016 e atuar na construção de um projeto democrático em Santana de Parnaíba e região, onde a população luta fortemente por direitos e pela garantia de condições de vida digna. Por ser uma campanha totalmente independente, o que acreditamos ser o melhor caminho, defendemos a democracia direta, seja através de lei de iniciativa popular, consultas públicas ou plebiscitos. Lutamos para fortalecer e ampliar os mecanismos de participação, como os conselhos populares e o orçamento participativo. Estamos nas ruas ampliando nossa rede através das ideias e mostrando novos projetos, novas formas de existirmos em sociedade e queremos que todos sintam-se participantes desta construção.

Quais serão as linhas de proposta que sua pré-candidatura está empenhada?

Entre as principais pautas que já venho atuando há anos, estão a cultura, juventude, direito à cidade e a educação. Uma das pautas principais da candidatura é a questão das políticas voltadas às regiões metropolitanas das grandes capitais, cidades que acabam por ter demandas específicas e muitas vezes poucos recursos para atendê-las, sobrecarregando, por um lado, as capitais e por outro sofrendo junto suas mazelas, como a violência. Defenderei na câmara federal a criação de programas que atendam diretamente a cidades como Santana de Parnaíba, buscando recursos para ampliação das unidades de saúde, estruturação, treinamento e ampliação do efetivo de guardas municipais e principalmente, pela retomada dos repasses do Sistema Nacional de Cultura e a aplicação do Estatuto da Juventude e das Cidades, desmontado pelo governo golpista.