Prefeitura de Osasco

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto deste ano, aconteceu a Primeira Feira Empresarial FATEC Osasco, criada por Adriana Di Petta Correa, Andrei Ferraz Cesmegi, Leandro Blancato e Messias Duarte, alunos do segundo semestre vespertino do curso de Gestão Financeira na FATEC (Faculdades Tecnológicas) – Unidade Osasco, que foram orientados pelo Professor Mestre Francisco Felinto Jr, na disciplina Atividades Acadêmico-Científico Culturais 2 (AACCII).

A feira tinha o objetivo de integrar a FATEC Osasco e as empresas da região, para que os alunos tivessem mais opções para emprego e estágio e as empresas pudessem conhecer os alunos e seus currículos.

Os criadores contam que o processo de desenvolvimento de uma feira empresarial é simples, pois basta marcar a data, escolher o local, convidar os participantes e o evento acontece. Porém, a parte mais difícil é mudar a mente das pessoas, o que requer antecipação de dados e fatos e entender como as pessoas pensam, para depois convencê-los de que a escola está disposta a oferecer algo a todos. E esta feira empresarial pretendia mostrar isso na prática e tinha o objetivo de tornar a FATEC uma instituição conhecida em toda a região.

Este evento serviu como uma atividade extra-curricular muito valiosa, profissionalmente, aos estudantes, pois trouxe profissionais de renome, especialistas e grandes empresas para dar palestra dentro da faculdade, gratuitamente, uma oportunidade única para constar no currículo de qualquer pessoa.

Projetos com a Feira Empresarial FATEC Osasco mostram que esta instituição está incentivando uma nova cultura na Universidade, que faz com que os alunos sintam-se motivados a crescer e tornarem-se líderes de sucesso, pois eventos como esse provam que o sucesso é possível e está próximo, basta que eles se empenhem para atingi-lo.

No primeiro dia da feira, os alunos e professores já tiveram a prova de que o evento seria um sucesso, pois a meta principal foi batida. Uma grande empresa, a Unilever, disponibilizou um link exclusivo para que os alunos se inscrevessem no processo seletivo da empresa. Isso mostra que a FATEC Osasco tem potencial para que, em alguns anos, seja reconhecida regionalmente como grande geradora de talentos. O fato de que a feira foi toda produzida por alunos mostra ao mercado de trabalho a seriedade, competência e talento destes estudantes.

No segundo dia, aconteceu a palestra sobre Sustentabilidade, um tema atual em todo o mundo, ministrada pelo sócio-diretor da empresa Green Company, Rodolfo Ferraz. Na palestra, o empresário ensinou quais são qualidades essenciais para que uma pessoa torne-se sustentável, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente.

No encerramento do evento, no terceiro dia, aconteceu o workshop sobre Administração do Tempo, em que o Professor Doutor Edman Altheman, diretor das Faculdades Integradas Rio Branco, ensinou noções básicas de administração do tempo, gestão de projetos e ainda apresentou as ferramentas PMI e MS Project.

Ao final de cada palestra, acontecia a Reflexão Interativa, em que os espectadores, professores e palestrantes discutiam o tema que foi explanado pelos palestrantes e estimulavam as pessoas a “pensar fora da caixa”, para desenvolverem-se de forma extrapessoal, individualmente, coletivamente e profissionalmente.

Quando, em uma sociedade, os menos favorecidos são tratados como excluídos e não são incentivados a terem mais cultura, esta pode ser considerada uma nação deficiente. Porém, também pode ser uma oportunidade para quem quer fazer diferente.

E a Feira Empresarial FATEC Osasco veio para mostrar que é possível mudar este cenário. Quando algo é feito com carinho e dedicação e planejado com um cuidado especial, podemos ter certeza do sucesso. E foi isso o que aconteceu neste caso, pois mais de 600 pessoas assistiram ao evento.

Esta feira pode servir como exemplo, para que no futuro, outros eventos como este aconteçam na instituição. Foi um evento sustentável e transformador para todos: Alunos, universidade, empresas e sociedade.