Prefeitura de Osasco

No próximo dia 29 deste mês o sinal analógico da televisão será desligado nos 39 municípios da região metropolitana incluindo Osasco e as cidades próximas, até o momento mais de 800 mil kits, que incluem conversor digital, cabos, antena UHF e controle remoto, foram distribuídos gratuitamente por meio da Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV). Ao todo 1,8 milhão será entregue.

Possuem direito ao kit famílias beneficiarias de programas sociais do governo Federal como Bolsa Família, Pronatec, Minha Casa Minha Vida entre outros. Mais de 1 milhão de beneficiários já agendaram a retirada dos kits, o que significa mais de 1 milhão de domicílios terão acesso ao sinal digital depois do desligamento do sinal analógico e, dessa forma, não ficarão sem ver TV.

“Uma vez resolvido o problema de São Paulo, nas demais capitais brasileiras esse trabalho será muito mais célere e facilitado”, ressaltou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. Até o final de janeiro, 86% dos residentes na região metropolitana já tinham aderido à transmissão digital. “Como a TV digital está funcionando há quase 10 anos, foi a primeira capital brasileira a contar com sinal digital, provavelmente muitas pessoas que até tinham direito não tenham necessidade de tirar o kit para uso”, acrescentou Quadros em entrevista à Agência Brasil.

Com a mudança na transmissão do sinal de TV, as faixas de frequência serão disponibilizadas para ampliação das rádios FM e oferta de serviço de banda larga móvel de quarta geração (4G). Depois da Grande São Paulo, o sinal analógico será encerrado em Goiânia, no Recife, em Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte. Em setembro, o processo atingirá grandes regiões do estado de São Paulo: Campinas, Santos, Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Franca.

Para saber se tem direito, os cidadãos devem acessar o site (www.sejadigital.com.br) ou ligar gratuitamente para 147 para verificar se estão participando da distribuição. Caso tenham direito, basta realizar o agendamento, escolhendo data, local e horário para retirar o kit em um dos 60 pontos disponibilizados pela Seja Digital