Prefeitura de Osasco

Oi, Quer Tc? Só Add com Scrap! Essas frases eram tradicionais no início dos anos 2000, e a nova geração não deve saber nem o que significa. Mas se você é dessa geração que esperava horas para conseguir baixar uma única música no Emule ou Napster, ou se ia tirar suas dúvidas no Yahoo Respostas, bom, lamento informar, mas o peso da idade vai chegar nas próximas linhas.

Esqueça o WhatsApp, para conversar, a moda, na época, era usar o Bate Papo Uol, escolher suas salas por cidade, idade ou afinidades. Instagram? Pode esquecer, o mais perto disso era o Flogão ou o Fotolog.net.

Bate Papo Uol - Reprodução
Bate Papo Uol – Reprodução

Separamos aqui cinco sites (e serviços) que faziam muito sucesso com os mais antigos, então, ajuste seu óculos, escolha seu nickname e vamos nessa viagem do tempo da internet.

Bate Papo Uol

Sem dúvidas o Bate Papo Uol foi um dos maiores serviços de troca de mensagens da sua época, o ZaZ (Terra), Ig, e outros portais, tinham suas próprias ferramentas de bate papo, mas o Uol era sem dúvidas o mais acessado. Era lá que os jovens faziam amizades, flertavam e passavam a maior parte do seu tempo. Muitos casais que hoje já tem até filhos se conheceram no Bate Papo, mas é melhor nem perguntar o que rolou, rs. O Bate-Papo Uol, estreou em 96 e ainda hoje está em funcionamento.

Orkut

Quando o Facebook começou a se popularizar, o Orkut perdeu muito espaço, sendo descontinuado pela Google em 2016. Scraps, Testimonials e as comunidades deixaram saudades. A rede que inicialmente permitia que cada pessoa publicasse apenas 12 fotos (depois passou a aceitar fotos ilimitadas e álbuns) foi a grande febre na metade dos anos 2000 e foi palco para muitas conversas. Se estivesse no ar até hoje, como seriam as comunidades?

MySpace

Engana-se quem acredita que o Orkut foi a primeira rede social da época, o MySpace (que não virou uma grande febre no Brasil) foi criado em 2003 e era bem parecido com a proposta do Orkut e, posteriormente, Facebook. Nela o usuário podia postar fotos, criar blogs e, o principal, acompanhar seus ídolos de perto, inclusive interagindo com eles, mais ou menos o que vemos hoje com o Instagram. A rede ainda está ativa, mas não é mais tão popular.

MSN (Windows Live Messenger)

Ok, você vai me falar que o ICQ é mais velho, eu sei, mas o MSN teve uma adesão maior aqui no Brasil e fez parte da vida de toda uma geração. Mandar figurinhas e gifs como mandamos no WhatsApp hoje em dia, já era uma realidade no começo dos anos 2000 com o conversador instantâneo MSN, além de permitir conversas por texto o serviço ainda permitia conversas por Webcam ou voz.

Fotolog.net e Flogão

Antes mesmo do Instagram ser pensado, o Fotolog.net caiu nas graças da internet, a rede que permitia a publicação de fotos e que os usuários usavam como uma espécie de diário foi muito popular e permitia até mesmo a interação entre as contas. O Flogão era a versão genérica e abrasileirada do primo americano.

Yahoo! Respostas

O Yahoo! foi um dos primeiros portais da internet, um dos principais sistemas de busca, e com todo o sucesso na época criou também o Yahoo! Respostas, onde os usuários utilizavam a plataforma que lembrava muito uma rede social arcaica para levar suas dúvidas e vê-las sendo respondidas pelos usuários da rede. Acha pouco? Bom, na época era sensacional visto que Google e até a Wikipédia estavam engatinhando.